
Com pioneirismo, gestão e valorização do trabalhador, empresa paranaense consegue aumentar o faturamento de seus clientes.
Aumentar a lucratividade e, ao mesmo tempo, a valorização e qualificação profissional dos seus colaboradores é uma máxima para qualquer empresário. É dessa forma que a filiada do LIDE Paraná, FACOP – Fundação do Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities do Paraná- está ajudando a ampliar os resultados das empresas. Através de uma formação que aumenta o senso de valor dos profissionais, a Fundação se destaca por oferecer ao mercado uma mão de obra capaz de executar as tarefas com processos definidos, evitar desperdícios de tempo e de materiais.
Todos os cursos seguem uma filosofia que vai além da capacitação técnica para a atividade, promovendo também uma transformação pessoal e valorização do próprio trabalho. Esse profissional chega com outra visão dentro das empresas e acaba gerando resultados que impactam positivamente o caixa.

fotografia © 2023 Rubens Nemitz Jr
Para conhecer de perto esse trabalho, o LIDE Paraná levou dezenas de filiados para uma imersão na sede da FACOP . Os empresários puderam visitar as salas onde são ministrados cursos de limpeza, copa, salas de treinamento prático, ambientes hospitalares e outros espaços comuns às atividades de facilities.
Durante a visita, conheceram também cases de sucesso de clientes da Facop, como o da URBS – Urbanização de Curitiba que, a partir da contratação de mão de obra capacitada pela FACOP, alcançou uma economia notável nos últimos meses. “Gastávamos cerca de 1 milhão de reais por mês em profissionais e produtos para higienizar a Rodoferroviária de Curitiba. Hoje, reduzimos esse valor para entre 300 a 350 milhões de reais por mês, com uma equipe qualificada e maior produtividade.. Essa economia representa quase meio milhão de reais mensais e quase 6 milhões ao ano para os cofres públicos”, relata Pedro Henrique Scherner Romanel, diretor administrativo financeiro da URBS.

fotografia © 2023 Rubens Nemitz Jr
Adonai Arruda, presidente da FACOP e membro do LIDE Paraná, explica que a organização foi fundada com o objetivo não apenas de capacitar profissionais, mas também de garantir o reconhecimento das empresas e colaboradores pelo serviço prestado. Desde a sua fundação, a FACOP já emitiu mais de 70 mil certificados e atualmente trabalha com EAD – Ensino à distância. Fundada em 2002 e pioneira em formação de profissionais de conservação, atuando como uma extensão das empresas quando o assunto é seleção de profissionais e também no que se refere à medicina e segurança do trabalho. Além de ter capacitado quase milhares de profissionais e contar com mais de 50 cursos na área de saúde, segurança e limpeza.
Atualmente, a instituição busca expandir suas atividades para outros países. A expansão internacional faz parte do projeto de crescimento denominado “Expansão de Fronteiras”, que teve início no ano passado e já resultou na criação da primeira unidade no Chile.
Segundo o presidente, a missão da FACOP no cenário internacional é promover o desenvolvimento social por meio do conhecimento, acesso ao mercado de trabalho e promoção da saúde ocupacional, garantindo o fortalecimento e valorização do setor de limpeza e conservação. “O projeto surgiu em um momento em que algumas essências se perderam. Ao trazer qualificação, reconhecimento profissional e crescimento na carreira, estamos deixando um legado para o mundo”, afirma o presidente.
Ao longo de sua trajetória, a FACOP conquistou destaque graças a iniciativas inovadoras, como o lançamento de materiais de Educação a Distância. Além disso, o projeto “Bastidores da Limpeza”, aprovado pela Lei Rouanet, revela de forma singular o cotidiano dos profissionais de limpeza. Entre os diversos projetos da organização, destaca-se também o pioneiro Museu da Limpeza Profissional, que preserva e narra a história desse setor ao redor do mundo.