
Workshop realizado pela LIDE Paraná contou com empresários da Safegold para compartilhar as melhores práticas para coleta e aplicação de dados no desenvolvimento de estratégias e tomadas de decisão
Compreender o significado dos dados e de que forma usá-los como base para tomada de decisões inteligentes foi o assunto do workshop ministrado pela Safegold, referência em apoio a gestão empresarial, a convite do LIDE Paraná. O CEO da empresa, Luiz Fernando Morello, ao lado de Jony Ilson, sócio e head de gestão de projetos, mostraram a importância do pensamento analítico orientado por dados na formação de estratégias de uma companhia, independentemente de seu setor e tamanho.
Uso inteligente de dados
De acordo com estudo Data Paradox, mais da metade das empresas do mundo (54%) não sabe como aproveitar seus próprios dados. Diante desse cenário, o objetivo do evento foi trazer visão mais técnica sobre o significado dos dados em uma empresa, as particularidades a serem observadas em cada conjunto de informações, como eles impactam nos resultados do negócio e a melhor forma de aplicá-los.
“Vivemos em um mundo onde os dados são cada vez mais considerados um diferencial competitivo. No entanto, ainda existem modelos de tomada de decisões baseados em intuições e suposições, sem nenhuma base concreta. Não é possível fazer uma gestão eficiente sem olhar para os números, pois são eles que fornecem as informações cruciais para identificar os principais drivers de resultados”, explica Morello.
O valioso EBITDA
O EBITDA, um dos principais indicadores utilizados na análise de empresas, foi um dos destaques do evento. Embora seja um cálculo complexo, que envolve muitas variáveis, alguns exemplos práticos foram compartilhados, ilustrando de forma didática como pequenas mudanças podem gerar impactos significativos neste indicador.
Partindo do estudo realizado com as empresas que compõe a Fortune 500, o workshop trouxe debate sobre os principais fatores, segundo a pesquisa, que impactam no EBITDA das organizações. São eles: aumento no preço dos produtos e serviços, redução nos gastos variáveis, aumento no volume de vendas e controle de gastos fixos.
“Os números apresentados nesse estudo são uma média do mercado, uma vez que as empresas possuem diferentes estruturas de custos e capital. No entanto, as ferramentas para controladoria usadas são as mesmas para diversos cenários. O DRE permite entender a estrutura de resultados da companhia, enquanto a formação de preço, principal driver de resultado, merece uma ferramenta só para ele por ser capaz de estabelecer valores que permitam competitividade ao mesmo tempo que maximiza a lucratividade”, enfatiza Morello.
O workshop promoveu uma reflexão importante sobre a relevância dos dados como impulsionadores de estratégias bem-sucedidas e a necessidade de uma abordagem mais analítica e fundamentada para tomar decisões empresariais. Ao fornecer insights valiosos sobre o uso inteligente dos dados, a Safegold reafirmou seu compromisso em ajudar as empresas a aproveitarem ao máximo o potencial de suas informações e obterem vantagens competitivas no mercado.