Workshop explorou os benefícios desse novo estilo de liderança, que foca em uma cultura organizacional mais humana e eficaz

O LIDE Paraná, sempre atento aos avanços e novidades do mercado empresarial, promoveu, em setembro, o workshop “A potência da liderança consciente”, que trouxe como palestrante Daniel Spinelli.

A liderança deve ser vista como uma jornada, não como um destino, uma vez que se trata de um processo fluído, mutável e de aprendizado contínuo. Em um mercado empresarial contemporâneo, não há mais espaço para o modelo de liderança autoritária, frequentemente percebido como inacessível pelos demais colaboradores.

“Estamos vivendo um momento em que é necessário rever as práticas de liderança nas organizações. Elas influenciam diretamente na cultura organizacional, que, por sua vez, determina o quanto as pessoas querem trabalhar naquela organização e o quanto estão engajadas com o seu propósito”, destaca Spinelli. 

Um dos aspectos fundamentais da liderança consciente enfatizado por Spinelli é o compromisso dos líderes em criar ambientes melhores, começando por eles próprios. A autoliderança é um pré-requisito para liderar eficazmente outras pessoas. “Dificilmente se consegue liderar outras pessoas sem a autogestão e o autoconhecimento. Esse caminho exige muito mais esforço no processo”, complementa. 

Além disso, a liderança consciente destaca o poder da escuta ativa como uma habilidade fundamental. Essa prática não apenas desenvolve a empatia, mas também promove a reflexão e a compreensão das perspectivas dos outros, tanto para os líderes quanto para os colaboradores. A abordagem fortalece as conexões emocionais, incentiva a comunicação aberta e honesta e cria um ambiente mais colaborativo. 

fotografia © 2023 Rubens Nemitz Jr

Outro aspecto importante destacado foi a importância de fazer pausas. Contrariando o mito de que a produtividade está diretamente relacionada à constante atividade, estudos mostram que as pessoas que respeitam seus momentos de descanso são, a longo prazo, mais produtivas. Portanto, a conscientização sobre a necessidade de pausas e períodos de descanso é essencial para o desempenho sustentável no ambiente de trabalho e para a saúde mental dos colaboradores. 

A liderança consciente é um estilo orientação que tem o potencial de transformar o mundo corporativo. Ao promover a empatia, a colaboração e a sustentabilidade, os líderes conscientes podem criar ambientes de trabalho mais saudáveis, produtivos e justos.

Spinelli é autor de livro “A potência da liderança consciente” e pesquisador com mais de duas décadas de experiência na compreensão da mente humana e no desenvolvimento em contextos organizacionais.