O LIDE Paraná trouxe especialistas para falar sobre as oportunidades de investimentos nos EUA e, ampliar ainda mais, o mercado das empresas da região.

A emigração para os Estados Unidos é uma opção ponderada por muitos brasileiros. A decisão de mudar em busca de oportunidades de trabalho, adquirir fluência em uma nova língua ou absorver uma cultura diferente, bem como acessar um mercado mais amplo para seus empreendimentos, é contemplada por várias razões. Entretanto, tais caminhos nem sempre se apresentam de forma descomplicada.

Para investidores existe a possibilidade de vincular seus investimentos ao tão almejado green card, o documento que concede residência permanente nos EUA. Trata-se do Visto EB-5, uma categoria especificamente para estrangeiros que destinam recursos ao país, garantindo a residência permanente não apenas para o investidor, mas também para sua participação e filhos solteiros menores de 21 anos.

No entanto, não estamos abordando investidores do mercado de capitais – aqueles que possuem ações, títulos de renda fixa ou fundos de investimento nos Estados Unidos. Para se qualificar para o Visto EB-5, é necessário investir em empreendimentos nos EUA.

Esse investimento pode ser feito em uma empresa americana já estabelecida ou na criação de um novo negócio. Em ambas as alternativas, é um requisito essencial que o montante investido resulte na criação ou na manutenção de pelo menos dez postos de trabalho para cidadãos norte-americanos, além do empreendedor e de sua família.

Para a diretora LatAm Markets e membro do LIDE Paraná, Mila de Olano, investir e, até mesmo, empreender nos Estados Unidos é preciso estar atento às particularidades culturais do país.  “Desde os trâmites necessários até os benefícios obtidos, existem aspectos essenciais para investidores brasileiros. Diferentemente do Brasil, cada estado possui suas próprias normas para a abertura de novas empresas einvestimentos”, alerta. No investimento indireto, os negócios mais comuns são hotéis, restaurantes e shoppings. 

Marina Veiga, advogada especializada em imigração baseada na família, explica que existem diversos vistos para investidores, além do EB-5 como EB-1, EB-2, EB-3 e as formas o retorno financeiro aos investidores costuma levar cerca de cinco anos, com uma taxa de remuneração entre 1,5% a 2% ao ano, a depender do negócio escolhido. 

Danila Palmieri, membro LIDE Paraná e fundadora da Connect Solutions, empresa especializada em apoiar empresas brasileiras a operarem nos EUA afirma que a América do Norte oferece excelentes oportunidades para quem deseja empreender. Porém, antes de começar, deve-se fazer um bom planejamento, entender as características e particularidades e organizar as finanças. “O principal erro de alguns empresários brasileiros é chegar lá com o pensamento empreendedor latino. A América tem outra cultura, as leis são diferentes e, principalmente, o pensamento dos colaboradores não é igual ao nosso”, conta. 

O Visto EB-5 é uma alternativa que sempre ronda os brasileiros, especialmente aqueles com mais dinheiro. Uma forma de aliar os investimentos ao sonhado green card. A modalidade permite que estrangeiros que investirem ao menos US$ 800 mil em negócios no país solicitem documento de residência permanente.

 

LIDE Paraná 

Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit.

Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.

Mantenedores de Gestão:  RDP Petróleo, Renault e Valore Elbrus.

Patrocinador de Gestão: Engie.

Lidera Paraná: Febracis, THX Group, Centrallimp, Gazeta do Povo e  Grant Thornton.

Patrocinadora Casa LIDE: Altma Incorporadora.