A terceira edição do Prêmio Líderes Regionais Paraná 2023 aconteceu neste último dia 22 no Teatro Guaíra e reuniu líderes empresariais e personalidades importantes de diferentes setores econômicos
Um dos mais importantes complexos culturais da América Latina e marco cultural do Paraná foi palco da maior premiação empresarial do estado, o Prêmio Líderes Regionais Paraná 2023, iniciativa do LIDE Paraná para reconhecer e celebrar os empreendedores que foram destaque no ano em relação a resultados, inovação e pioneirismo.
Ao todo, foram 16 categorias que receberam votação popular, a maior de todas as edições. Cerca de 15 mil votos foram computados para selecionar os três finalistas de cada categoria na primeira etapa. Os vencedores foram anunciados durante o evento de premiação.
“O propósito da premiação vai além de reconhecer as ações dos empresários paranaenses e seus impactos positivos. Buscamos impulsionar a força desta comunidade inovadora e empreendedora, contribuindo para o potencial econômico do nosso estado. O LIDE Paraná está comprometido em ser um apoio no mundo dos negócios e um agente transformador. Iniciativas como esta tornam nosso trabalho incrivelmente gratificante, e nos alegramos ao ver a solidez e o sucesso da união empresarial em nosso estado”, destaca Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná.
A votação popular foi auditada pela Grant Thornton Brasil, uma das maiores empresas de auditoria do mundo, o que garantiu a idoneidade e a transparência no processo, e teve participação de empresas filiadas e não filiadas ao LIDE Paraná.
Rafael Lamastra, presidente da Compagas, foi um dos convidados especiais do evento, onde representou o governador em exercício e presidente da Fecomércio, Darci Piana. Em seu discurso, destacou não apenas a importância do evento atual, mas toda a abrangente agenda promovida pelo LIDE Paraná ao longo do ano. “Hoje temos muito o que celebrar. O ano de 2023 foi marcado por inúmeras conquistas e desafios superados. Gostaria também de destacar a resiliência do LIDE, característica que torna a organização uma referência no setor, tanto dentro quanto fora do estado”.
O prêmio máximo da noite, ‘Melhor Empresa do Ano’, ficou com a Electrolux, companhia que mais recebeu votos em todas as categorias que disputou. Foram mais de 10 mil votos recebidos. “É uma honra receber o reconhecimento do nosso trabalho em uma premiação tão expressiva no estado. Isto reforça nossa determinação em seguir trilhando o caminho da inovação e almejar novos patamares. Também acreditamos que iniciativas como esta não apenas celebram as conquistas, mas servem como força motriz para o setor”, completa Leandro Jasiocha, CEO para a América Latina da Electrolux.
Além da premiação, o evento também prestou homenagens a Salomão Soifer, empreendedor nato, que iniciou sua jornada com apenas sete anos, criou o primeiro shopping center de Curitiba e é fundador de Grupo Soifer, uma companhia paranaense que atua hoje em cinco segmentos diferentes. “É com muita alegria e satisfação que recebo essa homenagem. Com o passar dos anos vamos vendo a transformação e a evolução dos negócios, e nas décadas que atuo como empreendedor vi e vivi muitas. Porém, o que não muda é a certeza de que com trabalho honesto e força de vontade é possível alcançar muito”, destaca Soifer.
A desembargadora Joeci Camargo foi a segunda homenageada da noite pela sua atuação no direito, onde criou programas que impactam diversas pessoas, como o acesso a documentos e o casamento comunitário. Também é Fundadora e Coordenadora do Programa Justiça no Bairro e dos Polos Avançados de Conciliação das Varas de Família e professora da Escola da Magistratura do Estado do Paraná.
Por fim, Curitiba recebeu a homenagem final em comemoração ao seu recente título de cidade mais inteligente do mundo. Representando o município, o vice-prefeito e Secretário das Cidades do Paraná, Eduardo Pimentel Slaviero subiu ao palco para receber a homenagem.
“O trabalho feito pelo LIDE Paraná é ímpar no estado. Além do importante papel de reunir o setor empresarial em pautas positivas e propositivas para a região, é responsável por levar o nome do Paraná e suas cidades para outros lugares, gerando oportunidades de negócios dentro e fora do país, em sintonia com o que estamos trabalhando dentro do governo e que vem rendendo bons frutos para o município e para o estado”, comentou Pimentel.
A noite foi animada pela primeira orquestra formada exclusivamente por mulheres no Brasil, Ladies Ensemble, representando a riqueza cultural local com um espetáculo musical único.
Abaixo, conheça todos os vencedores por categoria:
- Categoria Varejo: Festval Supermercados
- Categoria Serviços: Unimed Curitiba
- Categoria Agronegócio: Castrolanda
- Categoria Franchising: Mais 1 Café
- Categoria Inovação: Positivo Tecnologia
- Categoria Real Estate: Construtora Baggio
- Categoria Indústria: Electrolux
- Categoria ESG Responsabilidade Social: Klabin
- Categoria ESG Governança: Renault do Brasil
- Categoria ESG Responsabilidade Ambiental: Sanepar
- Categoria Jovem Empresário: Camila Casagrande (Instituto Incanto)
- Categoria Empresário do Ano: Carlos Beal (Festval)
- Categoria Empresária do Ano: Ana Amélia Filizola (Gazeta do Povo)
- Categoria Lidera Paraná: Laurence Tataren – THX Group; Vera Lúcia – Centrallimp; Daniella Kirsten – Febracis; Guilherme Vieira – Gazeta do Povo
- Categoria Hors-Concours: Hospital Pequeno Príncipe
- Categoria Melhor Empresa do Ano: Electrolux
O evento contou com o apoio da RPC e PUCPR, marcas que apresentaram a premiação. Teve patrocínio das empresas CBRE, Cimus Mercado Livre de Energia, Site Selection Brasil, e apoio: Bacco Spirit, Centrallimp, Febracis, Gazeta do Povo , Grant Thornton do Brasil, Grupo Boticário, Grupo Potencial, Grupo RDP, Unicuritiba, RCE Engenharia e Consultoria, Akiyama Group, THX Group, BD Leathers, Única Recepção e Eventos e Valore Elbrus. Bem como o apoio institucional da Associação Comercial do Paraná, do Centro Cultural Teatro Guaíra, do Curitiba Convention e Visitors Bureau, da Invest Curitiba, da Invest Paraná, Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital e da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.