Preocupação com formação e disrupção de gestores demonstrou ser a principal tendência do setor 

O LIDE Paraná –  Grupo de Líderes Empresariais –  realizou, nesta quarta-feira(21), a terceira edição do Fórum de ESG LIDE Paraná. O encontro já é considerado o maior evento do setor realizado no sul do país. Os focos dos debates circularam entre os três eixos de Environmental, Social and Governance, que representam conjuntos de iniciativas adotadas pelo setor empresarial, como as ações para promover o bem-estar social e medidas para tornar o ambiente interno diverso e inclusivo.

A abertura do evento contou com a participação de Virgílio Viana, superintendente da Fundação Amazônia Sustentável, que atua no desenvolvimento sustentável do território amazônico brasileiro por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, pesquisa e inovação.

Viana destacou a escolha do UniCuritiba para sediar o fórum como forma estratégica. Para ele, a educação é um dos atos mais revolucionários e regenerativos, que é capaz de criar caminhos e soluções, transformar pessoas e lugares. “Levar uma discussão de tamanha relevância e importância para dentro deste lugar, de ensinar e aprender, tem grande significado”, alertando sobre a formação de gestores preocupados com responsabilidade social e ambiental de uma empresa, mas sobre orientação de decisões estratégicas e, sobretudo, vencer o desafio de aliar lucro e propósito.

Próximo de receber a COP30, 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que vai acontecer em Belém do Pará, em novembro de 25, Virgilio trouxe analogias para comparar a situação climática do mundo. “Estamos em um Titanic, o comandante do barco, caminhando pelo oceano, não se deu conta que tinha um iceberg. E, nesse novo Titanic, nós estamos caminhando numa direção extremamente perigosa”, ressaltou.

A segunda palestra contou com a participação da presidente e fundadora da ONG Amigos do Bem, que emocionou a todos com a história das pessoas apoiadas pela instituição.  A ONG beneficia mensalmente 150 mil pessoas em 300 povoados carentes nos sertões de Alagoas, Pernambuco e Ceará. “Nosso diferencial não é apenas o que fazemos, mas como fazemos. É uma abordagem holística”, explicou Alcione durante o evento.

Iniciado há trinta anos, o projeto começou com a distribuição de alimentos e evoluiu para um modelo de transformação social que engloba educação, geração de renda, saúde e nutrição. “A única maneira de quebrar o ciclo de pobreza é através da educação e do trabalho”, afirmou ela. Atualmente, o projeto mantém quatro escolas de ensino integral, onde 10 mil crianças e jovens são educados. Uma dessas escolas, localizada em Inajá, Pernambuco, alcançou nota 9,2 no IDEB, superando a média nacional. Esse resultado exemplifica o impacto transformador da educação: muitos dos jovens atendidos são os primeiros em suas famílias a obter um diploma, abrindo portas para um futuro promissor.

Entre as palestras, representantes das empresas convidadas pelo LIDE Paraná para compor os painéis de discussão compartilharam como os projetos e ações voltados para a sociedade foram concebidos e quais foram os resultados alcançados.  Empresas como Renault, Reciclex, Engie, Copel, Estre Ambiental, RDP Energia, ChildFund Brasil, Fecomércio e a Prefeitura de Curitiba trouxeram seus especialistas para comunicarem à sociedade como as empresas têm atuado e transformando a sociedade. 

Por fim, Estevam Sartorelli, CEO da Dengo Chocolates, falou sobre a transformação que a empresa tem realizado. Sartoreli, destacou no Fórum  a visão da marca sobre justiça social e desenvolvimento econômico. Fundada em 2016, a Dengo busca inovar no mercado de chocolates. A empresa prioriza um ambiente de varejo acolhedor e um atendimento amigável, mas seu verdadeiro diferencial reside na sustentabilidade da sua cadeia produtiva.

Durante sua participação, Estevan explicou que a Dengo paga mais que o dobro do preço de mercado, cotado na Bolsa de Nova York, para os produtores de cacau do sul da Bahia. Este investimento na qualidade do cacau permitiu que 80% dos fornecedores da marca superassem o custo de vida local, alcançando rendimentos médios mensais muito acima do mercado. “Trata-se de um custo adicional no curto prazo, mas discutir chocolate sustentável sem falar em remuneração justa é impossível”, afirmou ele.

A Dengo também investe significativamente em treinamentos e capacitação. Para Estevan, o sucesso da Dengo é tanto uma conquista da marca quanto dos consumidores: “O mérito não é só nosso, mas também do consumidor engajado que escolhe a Dengo e, assim, contribui para elevar a renda dessas famílias.”

Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná, enxerga o Fórum ESG como uma plataforma essencial para destacar e promover práticas de sustentabilidade nos negócios. Ela acredita que eventos como esse são cruciais para impulsionar a conscientização e a implementação de estratégias de desenvolvimento socioeconômico que sejam justas e sustentáveis. Através dos exemplos da Dengo Chocolates e da Amigos do Bem,  Garrett vê o fórum como um catalisador para mudanças, onde líderes empresariais se inspiram e se comprometem com ações que não apenas promovem o crescimento econômico, mas também garantem um impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente.  

“Como destacado por Virgilio Viana e por todos os participantes, a sustentabilidade seja ela econômica ou empresarial deve estar no cerne das práticas empresariais. No Fórum ESG, nós nos dedicamos a explorar e amplificar essas práticas, pois entendemos que a integração entre lucro e responsabilidade social é fundamental para o futuro dos negócios e do nosso planeta. Estamos comprometidos em ser uma força motriz para que empresas transformem desafios ambientais em oportunidades de crescimento sustentável e justo.”

 

Sobre o LIDE/PR

Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit. Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional. O LIDE tem hoje 23  unidades no Brasil e 17 unidades internacionais, sendo o Paraná reconhecida a unidade referência do Sistema. Clique AQUI para se associar ao LIDE Paraná.

O Fórum é uma realização do LIDE Paraná.

Com Patrocínio da Renault @renaultbrasil
Estre @estreambiental
UniCuritiba @unicuritiba_oficial

Apoio
Reciclex @reciclex.br
ENGIE @engiebrasil
RDP @rdpenergia
Copel copel_energia

Fornecedor oficial
Ingee @ingee_inovacao_sustentavel