A constância e o resultado real das iniciativas chancelam o LIDE Paraná como um dos principais ecossistemas de mobilização das ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Muito antes das siglas ESG se tornarem assunto se tornarem assunto recorrente no meio empresarial, o LIDE já tinha a sustentabilidade como protagonista em suas pautas de conteúdo e discussão. Com presença de nomes como Bill Clinton, Arnold Schwarzenegger, Al Gore, James Cameron, Kofi Annan e Sebastião Salgado desde 2010 já participam dos Fóruns e Encontros de Sustentabilidade organizados pela organização.
Em 2021 o LIDE Global lançou sua plataforma de ESG, congregando conteúdo, discussões e trocas sobre os três pilares que compõem o direcionamento fundamental para o futuro dos negócios: responsabilidade social, governança e respeito ao meio ambiente.
Para a presidente do LIDE no Paraná, Heloisa Garrett, a grande missão à frente da entidade é promover um ambiente para a geração de empregos e contribuir para que os negócios cresçam de forma sustentável. “A grande transformação social para reduzirmos as desigualdades se dará a partir do emprego. A partir do momento em que uma mãe e um pai tenham o poder de escolher o que servir à mesa para seus filhos. Nenhum crescimento hoje é sustentável se não respeitar o seu entorno, a sua cadeia de fornecedores e as pessoas que estão inseridas no processo”, destaca ela que por sua origem humilde, vê a educação e o trabalho como fundamentais para transformar realidades.
E foi com esse direcionamento que em 2021 o LIDE Paraná promoveu seu primeiro Fórum ESG, uma agenda que foi seguida ininterruptamente nos últimos anos e já é considerada no Sul do Brasil o maior Fórum de discussão da temática. Com painéis temáticos e convidando nomes de referência nacional, a agenda é muito mais do que um evento de discussão sobre cases e iniciativas, é uma iniciativa que mostra práticas que podem ser incorporadas em pequenos,médios e grandes negócios, provoca cooperação e disrupção em diferentes segmentos empresariais.
Presente nas três edições do evento, e participando ativamente nas discussões do Comitê ESG do LIDE Paraná, a Gerente de Responsabilidade Social da Engie do Brasil, Luciane Pedro, destaca o papel de aglutinador da entidade que tem feito a diferença na região Sul. “Participei de praticamente todas as agendas que envolvem a pauta ESG do LIDE Paraná, e é impressionante o quanto os eventos trazem discussões que provocam mudanças e inspiraram conexões muitas vezes improváveis. Nosso programa Parcerias do Bem, cresceu muito com o envolvimento do LIDE no Paraná, inclusive nossa conexão com o Pacto Global da ONU, foi estreitada pela Heloisa, que vem se destacando por sua atuação genuína nesta pauta”, destaca a executiva que é uma das mais respeitadas agentes de transformação da temática no país.
LIDERANÇA DE IMPACTO NO PACTO GLOBAL
Com agendas periódicas que fomentam à adesão das empresas paranaenses ao Pacto Global, a CASA LIDE se tornou um centro de promoção de empresas paranaenses de diferentes portes que passaram a aderir ao compromisso com práticas que venham de encontro com as 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) previstas pela ONU – Organização das Nações Unidas para a Agenda 2030.
A presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, foi reconhecida pela pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil como Liderança com impacto, uma iniciativa que reconhece figuras como presidentes e CEOs de organizações que atuam alinhadas com as ODS. “As estratégias de negócio são uma etapa fundamental para que a sustentabilidade ganhe relevância e avance ainda mais dentro do setor empresarial. As lideranças com ImPacto, busca posicionar e fortalecer lideranças como mobilizadoras dos temas ESG dentro de suas cadeias de valor, com governos e influenciadores em geral”, explica Otávio Toledo, Diretor de Marketing e Chefe de Relações Institucionais do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.
O LIDE Paraná também será uma das primeiras organizações a integrar o programa Multiplicadores do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. Por meio das iniciativas promovidas pela entidade, empresas como Electrolux, Altma Incorporadora, Polli Fertilizantes, Lactec, Electra e Grupo Reciclex formalizaram a adesão.
Virgilio Viana – Fundação Amazônia Sustentável foi um dos convidados do último Fórum ESG do LIDE Paraná
Alcione Albanese – Fundadora e Presidente do Amigos do Bem foi uma das convidadas do último Fórum ESG do LIDE Paraná
Otávio Toledo em um dos Seminários do Pacto Global realizado na Casa LIDE em Curitiba com o objetivo de fomentar a adesão das empresas paranaenses às ODS
Heloisa Garrett com Rachel Maia, (Presidente do Conselho do Pacto Global da ONU no Brasil) em março deste ano na sede das Nações Unidas em Nova York durante a Sessão da Comissão da ONU sobre a situação das Mulheres, onde a presidente do LIDE Paraná foi uma das 150 convidadas.