Um programa que pavimenta caminhos, auxilia os empresários e coloca o Estado em posição privilegiada em relação às demais regiões do país.

Com uma economia que cresce 5,8% ao ano (número registrado em 2023 pelo IBGE), o Paraná segue focado para ampliar este índice e atrair mais e maiores investimentos, olhando sempre para o futuro. Nesse projeto de expansão, o Estado conta com a Invest Paraná, importante instrumento de apoio a empresas locais e novos investidores. A Agência, vinculada à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, atua como ponte entre governo e iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas. Para garantir a segurança do investidor e melhorar o ambiente de negócios em cada cidade do Paraná, a Invest PR também criou o Programa Invest Cidades, que trabalha em conjunto com as prefeituras.

A missão dessa Agência inovadora é promover o desenvolvimento econômico e social do Estado, através da geração empregos, renda e da otimização de recursos energéticos e modernização tecnológica. Hoje, a Invest Paraná é a porta de entrada oficial para as empresas interessadas em pleitear os benefícios do Paraná Competitivo – programa oficial do governo do Estado nesta área. Como responsável por elaborar um relatório técnico que irá embasar a decisão final da Secretaria da Fazenda, a Invest PR advoga em causa da empresa, procurando entender e conhecer todos os detalhes do seu projeto de investimento.

Trabalhos como da Invest PR pavimenta caminhos, coloca o Estado em posição privilegiada em relação às demais regiões do país. Ao longo dos anos, muitos resultados já foram conquistados, com grandes empresas modelos em competividade, que fincaram raízes no Paraná e hoje são líderes de mercado, entre elas estão a Copel, a maior do Paraná, as cooperativas Coamo (2ª colocação), Lar (5ª), C.Vale (6ª) e Cocamar (10ª), além de grandes indústrias como a Klabin (3ª colocação), Renault (8ª), Gazin (12ª) e Electrolux (13ª). A Rumo, do setor de transporte e logística, está na 9ª colocação, enquanto a Itaipu Binacional, que gerencia a maior usina em produção de energia, aparece na 7ª posição. O levantamento é do Grupo Amanhã e a PwC Brasil.

Com atuação bastante abrangente, a Invest PR tem braços de apoio em diversas áreas, como os que mediam as relações entre prefeituras, governo, câmaras de comércio, consulados, entidades comerciais e agências de investimento, atendendo também empresas através de programas especiais, como o Paraná Competitivo, InovaInvest e InvestPASS, nos setores de inovação, auxiliando ainda em negócios internacionais em apoio às exportações.

E para dar visibilidade a ideias sustentáveis, a Invest PR selecionou, no Programa InvestPASS, dez empresas para comporem o Banco de Soluções Sustentáveis, uma ferramenta que identifica produtos e serviços sustentáveis e promove novas conexões de negócios. Entre as empresas cadastradas no banco estão startups e empreendedores individuais, bem como micro, pequenas e médias empresas, que atuam em três áreas: Construções Sustentáveis, Resíduos e Economia Circular e Processos e Tecnologias Sustentáveis para a Indústria. A listagem das empresas está disponível no site da Invest Paraná para consulta e conhecimento de todo o Governo do Estado, prefeituras e das entidades privadas.

Outra iniciativa inédita da Invest Paraná são as VRS – Vocações Regionais Sustentáveis, um programa baseado no desenvolvimento sustentável, com objetivo de valorizar as qualidades econômicas e culturais de cada região do Paraná. O programa busca agregar valor comercial à produção de pequenos empreendedores, inclusive artesãos, implementando uma série de ações voltadas ao desenvolvimento das cadeias de valor por meio da validação de novos processos, interlocução para melhoria do ambiente de negócio e institucional, aprofundamento de pesquisas, estudos e análises, além de eventos, oficinas e ferramentas interativas para que os produtos desenvolvidos  fiquem prontos para entrar no mercado ou expandir sua atuação, um processo desenvolvido em duas etapas e que leva o nome de VRS LAB+.

A Invest PR atende todos os tipos de empresa. Contudo, são prioridade do Estado os projetos com alto impacto na geração de empregos e renda para a população, bem como a ampliação de iniciativas que envolvam inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico.

 

PARANÁ EM NÚMEROS

MAIOR PRODUTOR DE ENERGIA DO PAÍS

MAIOR TERMINAL EXPORTADOR DE GRÃOS DO PAÍS

2º MAIOR TERMINAL EXPORTADOR DE CARGAS DO PAÍS

17,96 BI EM NOVOS INVESTIMENTOS ANUNCIADOS EM 2019

16,6% DE AUMENTO NA ABERTURA DE EMPRESAS

REFERÊNCIA MUNDIAL EM TECNOLOGIA NO CAMPO