Nos últimos anos, a PUCPR investiu em projetos pioneiros e inovadores, como o centro de realidade estendida, o Open Academy, a graduação 4d e o American Academy, redefinindo a experiência de ensino para a nova geração de estudantes

Por Elusa Costa

Nos últimos anos, a instituição investiu em projetos pioneiros e inovadores, como o Centro de Realidade Estendida, OPEN Academy, American Academy e a Graduação digital 4D, redefinindo a experiência de ensino para a nova geração de estudantes.

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem se dedicado a acompanhar as mudanças da sociedade e do mercado, investindo em transformações no ensino que vão além da transmissão de conhecimento, buscando se antecipar às tendências emergentes.  Assim, a instituição aposta em uma abordagem que desperta o potencial dos estudantes, preparando-os para conquistar o novo, transformar o desconhecido em conhecimento e contribuir para a construção de um mundo melhor.

“A missão da PUCPR é desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura, além de promover a formação integral e permanente de cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade. Para alcançar esse objetivo, a universidade se apoia em pilares como a inovação e a busca por uma aprendizagem significativa, profunda e duradoura”, conta Vidal Martins, vice-Reitor da PUCPR.

O compromisso da universidade com a inovação se manifesta de forma concreta através do lançamento de diversos produtos educacionais inovadores, como a Graduação digital 4D. Esse modelo de ensino superior combina flexibilidade, um ambiente 100% digital e foco em experiências práticas, com o objetivo de preparar os estudantes para as exigências e oportunidades do mercadode trabalho do futuro.

“A 4D é um modelo inovador de educação digital, que vai além da tradicional educação a distância, frequentemente mais autoinstrucional. Embora seja mediada pelo digital, a 4D proporciona uma experiência rica em interações e em aprendizado. Essa graduação digital é profundamente inspirada nos cursos presenciais, oferecendo grande interatividade entre estudantes e professores, além de promover a colaboração em projetos práticos. O modelo também se destaca pela personalização do currículo e pela inclusão de mentorias”, explicaVidal Martins.

Seguindo esse mesmo conceito, a PUCPR lançou o American Academy, uma graduação que permite ao estudante ingressar no ensino superior sem a necessidade imediata de escolher um curso, que tem como base o modelo de Liberal ArtsEducation, com uma grade curricular que engloba disciplinas diversas áreas do conhecimento, como Artes, Ciências Naturais, Comunicação, Filosofia, entre outras. O objetivo é oferecer ao estudante uma visão de mundo mais global. Esse modelo exclusivo é resultado de uma parceria com a Kent State University, dos Estados Unidos. Desde o primeiro dia de aula, o estudante está matriculado na PUCPR e na Kent State. Os dois primeiros anos são cursados no Brasil, naPUCPR, com aulas ministradas em inglês por professores da Kent State, seguindo o currículo americano. Antes de finalizados esses primeiros anos, os estudantes têm a oportunidade de fazer cursos de verão em Ohio, a fim de tomar a decisão de forma mais segura.

 

Excelência acadêmica, inovação e compromisso com a formação integral de cidadãos para enfrentar desafios locais e globais, promovendo progresso e transformação.

Após essa fase, eles podem escolher a carreira específica em que desejam se especializar, aprofundando os estudos e direcionando-se para o diploma que irão obter no futuro. Lançado recentemente, o Open Academy oferece aos estudantes a oportunidade de explorar a universidade antes de decidirem qual curso de graduação seguir. O programa permite que estudantes indecisos circulem entre diversas áreas de interesse, experimentando diferentes disciplinas e possibilidades. Além disso, desde o início do programa, os alunos são assistidos por um mentor acadêmico que oferece suporte e orientação individualizada ao longo de toda a jornada, proporcionando maior segurança e confiança na escolha final.

A instituição também está investindo em experiências de realidade estendida para tornar as aprendizagens mais imersivas e profundas. Com isso, foi criado o Centro de Realidade Estendida, um espaço de mais de 3.200 metros quadrados equipado com uma vasta gama de tecnologias, incluindo realidade virtual, realidade mista, realidade aumentada, sensores para análise de movimentos corporais e uma CAVE (ambiente de visualização imersiva).

Nesse centro, a PUCPR desenvolve internamente inúmeros projetos que criam cenários imersivos, proporcionando aos estudantes uma aprendizagem diferenciada e mais eficaz, com experiências que simulam o mundo real em ambientes digitais avançados.

No ano passado, a PUCPR ganhou destaque no Ranking Universitário Folha 2023. A instituição foi classificada como a melhor universidade do estado, a terceira melhor do Brasil, e foi reconhecida como a universidade privada mais inovadora do país.

 

CLIQUE AQUI e acesse a revista completa!