Marca se tornou referência ao criar a pasta de amendoim gourmet que é líder no Brasil e presente em 11 países; em 2024 faturamento deve atingir R$ 170 milhões

Por Elusa Costa

A inovação e a criatividade podem transformar um simples ingrediente em um produto de sucesso. Foi o que fez Lucas Castro, fundador e CMO da Dr. Peanut, ao criar a receita de uma pasta de amendoim gourmet. Agregando sabor, saúde e energia em um produto que antes era restrito apenas ao mundo fitness, Castro conseguiu expandir o consumo da pasta de amendoim para diferentes públicos e liderar o mercado nacional. Hoje, a Dr. Peanut está mais de 10 mil pontos de venda, além de exportar para 11 países. Em 2023, a marca alcançou um faturamento de R$ 128 milhões, com projeção de atingir R$ 170 milhões em 2024. A Dr. Peanut também foi reconhecida no ranking ‘Negócios em Expansão 2024’, da Exame, em parceria com o BTG Pactual e a PwC Brasil, como uma das empresas nacionais que mais expandiram.

Com apenas 21 anos, Castro já demonstrava um forte espírito empreendedor. Sua primeira iniciativa foi abrir uma loja de suplementos, que rapidamente se expandiu para três unidades. Foi nesse ambiente que ele identificou a crescente demanda por pasta de amendoim e percebeu uma lacuna no mercado: a ausência de produtos que combinassem sabor e saudabilidade.

“A demanda pelo produto aumentou consideravelmente, mas percebi que a preocupação com a saúde superava a busca por sabor, quando, na verdade, uma coisa não precisa anular a outra. Foi nesse espaço que vi a oportunidade de inovar e criar a Dr. Peanut”, conta o empresário.

O CRIADOR DO SUCESSO

 

Durante o ano de 2016, Castro dedicou-se intensamente ao estudo e ao desenvolvimento da marca, focando não apenas no produto, mas também na criação de uma conexão genuína com o consumidor e no posicionamento estratégico. Em 2017, ele finalmente concretizou sua visão. Inicialmente, desenvolveu tudo de forma independente e só buscou parcerias quando foi necessário obter investimentos para abrir sua própria fábrica, já que a terceirizada não conseguia mais atender à crescente demanda das vendas. Hoje, a Dr. Peanut conta com uma planta fabril de 5 mil m2 localizada em Curitiba, no Paraná, que tem capacidade produtiva de 2 milhões de unidades ao mês.

Um dos principais atributos da marca é o sabor – são 12 diferentes no portfólio. Toda a produção das pastas de amendoim também é 100% zero lactose, aliada aos atributos zero adição de açúcar, sem glúten e com whey protein. A marca ainda oferece alfajores e whey protein em parceria com a Max Titanium, e busca incrementar seu portfólio com o lançamento de snacks, expandindo seus canais de venda para farmácias, supermercados, marketplaces e lojas especializadas.

A Dr. Peanut integra o portfólio do Grupo Supley, principal hub de marcas de saudabilidade e performance da América Latina, ao lado de Max Titanium e Probiótica.

 

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