O grupo se destaca como um pioneiro na implantação da economia circular no Brasil, impulsionando a transformação da indústria por meio de práticas inovadoras e sustentáveis

Por Elusa Costa

A crescente necessidade de reduzir emissões de gases nocivos e combater as mudanças climáticas coloca a gestão de resíduos no centro das preocupações das indústrias modernas. Este desafio complexo abrange toda a cadeia produtiva, desde a extração de matéria-prima até a destinação final dos resíduos, exigindo um compromisso firme com a sustentabilidade e a busca contínua pelo aterro zero. Em resposta a esse cenário, o grupo KMW foi criado e hoje se destaca como o maior especialista em gestão integrada de resíduos e economia circular.

Com um investimento acumulado de meio bilhão de reais em equipamentos e tecnologias, a KWM gerencia anualmente 200 mil toneladas de resíduos. Quando estes não podem ser reciclados por métodos tradicionais, são enviados para a planta de blendagem para coprocessamento, onde são transformados em combustível alternativo para a produção de cimento. Em 2024, a previsão é de coprocessar 20 mil toneladas de resíduos não recicláveis, resultando em uma redução de 19 mil toneladas de emissões de CO2.

 

“Nossa empresa mantém um compromisso firme com a inovação e a sustentabilidade. Estamos prontos para enfrentar os desafios ambientais do futuro, ajudando nossos clientes a atingir suas metas de sustentabilidade e consolidando nossa posição de destaque na gestão de resíduos no Brasil”, destaca Marcus Machado, sócio-diretor comercial da KWM.

 

 

 

Fundado por Lauro Furuta, visionário que liderou a empresa por quatro décadas, o Grupo KWM expandiu sua atuação para  sete estados brasileiros, evoluindo de um  negócio focado na reciclagem de papel  para uma referência nacional na gestão  total de resíduos. “Hoje, a KWM atende  mais de 750 clientes, oferecendo soluções  que vão além da simples reciclagem, integrando diagnósticos completos, logística reversa, e transformação de resíduos  recicláveis e não recicláveis em novos produtos e energia, sempre com o objetivo  de minimizar o desperdício e maximizar o reaproveitamento de materiais em  qualquer segmento industrial”, enfatiza  Marcus Machado. 

 

A estrutura atual, presente em 8 unidades no Brasil, permite fechar o ciclo e criar uma cadeia completa de economia circular. “Além de buscar entender os problemas dos nossos clientes, propomos ideias para entregar soluções inovadoras e viáveis, tanto do ponto de vista econômico, quanto logístico e ambiental”, explica o sócio-diretor de operações, Alexandre Furuta.

 

 

 

 

A KWM atua em diversos segmentos, com cases de sucesso que demonstram seu impacto positivo em várias indústrias. A Neodent alcançou a certificação Aterro Zero com o apoio da KWM, enquanto o Projeto de Logística Reversa de Livros Didáticos, em parceria com a Posigraf, oferece novos destinos para livros e apostilas usados, gerando melhorias em escolas públicas. A Plaskaper, planta especializada em reciclagem de plásticos, desenvolve projetos de destaque, como a parceria com a Ambev, transformando engradados descartados em contentores para armazenamento de resíduos.

 

CLIQUE AQUI e acesse a revista completa!