
Em encontro, temas como metaverso, realidade virtual e ESG foram debatidos entre filiados e advogados do escritório que é mantenedor de gestão do LIDE Paraná
Na última quinta-feira, 12 de maio, o escritório Marins Bertoldi Advogados recebeu os filiados do LIDE Futuro para falar sobre um tema bastante atual: “Negócios Disruptivos e Nova Economia”. O advogado e um dos fundadores do escritório, Marcelo Bertoldi, ressaltou a importância de a área do direito estar sempre por dentro desses assuntos inovadores, uma vez que está diretamente envolvido nas legislações que envolvem esses negócios. “O nosso escritório hoje tem uma preocupação muito grande em estar conectado com o que tem de mais moderno, especialmente na área empresarial. O direito normalmente é uma área que vai a reboque das inovações. O que a gente procura fazer aqui no escritório é inverter essa tendência e estar sempre adiantado. Então nós temos aqui no escritório uma área que estuda a questão relacionada à tecnologia”, ressaltou Bertoldi.
O jornalista e advogado, Rodrigo Deda, foi o palestrante da noite e em sua fala, que abordou temas como metaverso, realidade virtual e ESG, ressaltou o quanto esses temas impactam diretamente tanto em negócios tradicionais, como em negócios digitais. “O movimento para os negócios digitais está acontecendo há algum tempo e nosso papel como advogado é tornar as coisas mais simples, tirar as dúvidas dos nossos clientes a respeito desses temas”, relembrou Deda.
O advogado destacou o momento em que estamos vivendo e trouxe uma realidade: “estamos vivendo um momento em que somente aquelas empresas que realmente oferecem valor aos seus clientes conseguem se consolidar (…) a nova economia traz muitas oportunidades, mas também mais clareza à população, o que faz com que as empresas relacionadas à tecnologia ganhem muito destaque”.
Sobre a pauta do momento, ESG, o advogado explicou sobre o quanto os consumidores estão mais envolvidos a essas questões, exigindo das empresas uma postura mais consciente no que diz respeito à sustentabilidade, um de seus pilares. “O ESG está na pauta dos conselhos de administração, pois está diretamente ligado a valores, além de ser um imperativo de marca”, disse Rodrigo.
Para a presidente do LIDE Paraná, Heloísa Garrett, uma as missões do LIDE Futuro é promover a interação entre os filiados e trazer temas que impactem nos negócios. “Muitos filiados têm negócios tradicionais, mas veem a necessidade de mercado que precisam migrar seus negócios para um novo momento econômico. A ideia desse encontro foi desmistificar um pouquinho o que são esses negócios disruptivos e essa nova economia, de uma forma bastante prática”, explicou Garrett.
Sobre o LIDE Paraná
Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit. Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional. A regional paranaense do LIDE também conta com a Casa LIDE, localizada no bairro Batel, em Curitiba (PR), que funciona como um business club exclusivo para os filiados do estado. Trata-se de um projeto pioneiro que consolidou a primeira Casa LIDE do sistema. Mantenedores de Gestão: Ligga Telecom, Marins Bertoldi Advogados, Aeroflex, Totvs, RDP Petróleo, Rede Lojacorr, Renault, L8 Group e Valore Elbrus. Patrocinador de Gestão: Engie. Patrocinadora Casa LIDE: Altma Incorporadora. Patrocinadores LIDE Saúde: Hospital IPO, NEP e Eco Medical Center.