A empresa, com uma trajetória de quase 100 anos no Brasil, agora anuncia sua nova empreitada em solo paranaense: um investimento multimilionário em São José dos Pinhais

Por Redação

Com uma história marcada por inovação e compromisso com o desenvolvimento local, Electrolux Group, líder do setor de eletrodomésticos, ratificou sua presença no Paraná com um movimento histórico: o primeiro parque fabril completamente sustentável do grupo, a ser instalado na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento é mais um pilar do relacionamento de quase três décadas com o estado.

A presença da organização em terras paranaenses se consolidou em 1996, a partir da aquisição da Refripar. A tradicional indústria local, à época, produzia os eletrodomésticos da marca Prosdócimo. Desde então, o grupo tem sido um dos pilares do setor industrial da região, empregando cerca de 3,7 mil pessoas diretamente em operações no estado. Além disso, o Paraná possui dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos da empresa em Curitiba, acelerando a inovação e a transformaçãodigital no sul do país e exportando inovação para outras unidades do grupo no mundo.

ACELERAÇÃO E CRESCIMENTO

A Electrolux Group, atualmente, é responsável pela produção de quase 70 modelos de eletrodomésticos em suas duas unidades fabris, atendendo tanto o mercado interno quanto a exportação. O impacto econômico e social no estado é expressivo, com mais de 15 mil empregos gerados, seja direta, indiretamente ou por meio de terceirizados. Esses números reafirmam a relevância da empresa, que figura entre as dez maiores do Paraná.

Foi neste momento histórico de expansão que o grupo anunciou um investimento de R$ 700 milhões para a construção de uma nova planta no município de São José dos Pinhais. A previsão é de que a unidade inicie suas operações no final de 2025.

A fábrica será a primeira 100% sustentável da América Latina e criará cerca de 2 mil novos postos de trabalho. O espaço
contará com sua própria fazenda de energia renovável e produzirá, no mercado interno, um escopo de eletrodomésticos que hoje é importado.

O Electrolux Group investe R$ 700 milhões em nova fábrica sustentável em São José dos Pinhais, fortalecendo sua presença no Paraná e gerando 2 mil empregos, em um marco de inovação e compromisso ambiental.

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO

A decisão de instalar a nova fábrica no Paraná foi relacionada à proximidade com centros de distribuição e importantes rotas
comerciais. Com isso, o estado assume uma posição privilegiada para impulsionar o crescimento da empresa.

“A escolha do Paraná não foi por acaso. A localização estratégica da cidade oferece uma conexão fundamental para nossas operações”, afirmou Leandro Jasiocha, CEO do Electrolux Group na América Latina. São José dos Pinhais comporta o Aeroporto Afonso Pena e fica a cerca de 50 minutos do Porto de Paranaguá. As obras do novo projeto começaram em abril deste ano. A inauguração deve integrar as comemorações do centenário do Grupo no Brasil.

Expandindo de forma Sustentável

O Electrolux Group estabeleceu a meta de reduzir 500 mil toneladas de emissões de CO2 na América Latina até 2030, com foco em tecnologias sustentáveis e produtos mais eficientes energeticamente. A empresa também trabalha para aumentar a
circularidade dos materiais, utilizando plástico reciclado em suas linhas e promovendo hábitos de consumo conscientes,
visando contribuir para a sustentabilidade ambiental e econômica dos consumidores.

 

Electrolux em números:
  • 3700 mil empregos diretos e mais de 15 mil diretos, indiretos e terceirizados.
  • 700 milhões  investidos em nova planta sustentável em São José dos Pinhais.
  • 70 modelos diferentes de produtos fabricados localmente.
  • 10 maiores empresas do estado.

Com 30 anos de atuação no Paraná, o Electrolux Group lança sua primeira fábrica 100% sustentável na América Latina, reforçando seu impacto econômico e social na região e sua liderança no setor de eletrodomésticos.