
Cofundador do Instituto Legado, James Marins.
Assim como estamos vivendo uma curva exponencial de tecnologia, temos uma evolução consciencial em curso, afirma o cofundador do Instituto Legado, James Marins.
O cofundador do Instituto Legado, James Marins, veio à Casa LIDE, para um “Business Lunch”, com os membros do LIDE Paraná – Grupo de Líderes Empresariais. Durante o encontro, o advogado e autor do livro “A Era do Impacto”, falou sobre os avanços das práticas ESG – (Environmental, Social and Governance) – de meio ambiente, social e governança.
De acordo com James, o país vive um momento significativo no que se refere às diversas práticas ambientais e sociais. “Há dois anos percebemos que estávamos diante de um conceito disruptivo que podia agregar o empreendedorismo consciente, um capitalismo consciente”, conta.
Esse tema não só tomou conta das pautas da atualidade como há empresas de capital aberto que estão investindo e sendo remuneradas de forma robusta e sistemática. Segundo E-Investidor, 91% das companhias alocam sua receita bruta em investimento social. O estudo analisou as respostas das companhias de capital aberto listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial, da B3, referente ao Investimento Social Privado (ISP).
Marins contou que, em sua jornada pessoal, seja no universo corporativo, jurídico ou como escritor e professor e, mais recentemente, na experiência de investidor de diversas iniciativas de impacto, encontrou centenas de empreendedores sociais que redefiniram a maneira pela qual o mundo pode resolver os complexos problemas da sociedade.
“Aprendi que há milhares de fundadores que definem seu sucesso não apenas pelo lucro que geram, mas principalmente pelo impacto socioambiental que perseguem. Empreendedores perceberam o quão importante é investir em ESG”, ressaltou.
A presidente do LIDE Paraná e anfitriã do encontro, Heloisa Garrett, ressaltou a importância do empreendedorismo de impacto. “O ecossistema da inovação voltado para o impacto socioambiental demanda apoio empresarial desde seus estágios iniciais, pois é justamente o momento onde podem florescer as iniciativas mais transformadoras”.
Conhencendo o empreendedorismo de impacto
James, como empresário, já participava de ações sociais, mas percebeu que precisava ampliar esse movimento. Foi aí que conheceu os empreendedores sociais, Liziane Silva e Rodrigo Brito, que o apresentaram ao conceito de empreendedorismo de impacto. “Graças a eles e à colaboração, minha esposa Gláucia e eu iniciamos, em 2012, o Projeto Legado, um programa de expansão de impacto para empreendedores sociais de onde nasceu o Instituto Legado de Empreendedorismo Social (organização sem fins lucrativos que acredita no Empreendedorismo Social como um caminho evolucionário capaz de transformar o mundo)”, falou.
Nos últimos anos, o empresário acompanhou de perto iniciativas de impacto social em todas as escalas. Entre eles o banqueiro bengalês que desafiou princípios financeiros conservadores e edificou o maior banco para pessoas pobres do mundo, impactando milhões de seres humanos.
Instituto Legado
Criado em 2013 para impulsionar o Movimento Transformador Massivo por meio do Empreendedorismo Social. O objetivo do Instituto por meio do Programa é apoiar a criação de casos de negócios que sejam exitosos tanto do ponto de vista econômico como social, para que possam inspirar uma nova geração de empreendedores e influenciar grandes iniciativas públicas e privadas em sua atuação junto à sociedade.
LIDE Paraná – Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit.
Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.
A regional paranaense do LIDE também conta com a Casa LIDE, localizada no bairro Batel, em Curitiba (PR), que funciona como um business club exclusivo para os filiados do estado. Trata- se de um projeto pioneiro que consolidou a primeira Casa LIDE do sistema.