O estado do Paraná é um estado com característica de ser muito progressista. Uma parte do estado foi desenvolvida por migrantes que vieram do Sul e também do estado de São Paulo. Cada região tem as suas peculiaridades. O norte é de um jeito, o oeste é do outro. O sul é de outro. O litoral também, com os dois portos muito importantes, o de Paranaguá e o de Antonina.

E a minha relação com este estado começou nos anos 60. Eu trabalhava na Sadia, quando a empresa adquiriu um frigorífico pequeno na cidade de Toledo, no oeste do Paraná. Eu me lembro que presenciei a assinatura do contrato, que foi no Clube do Comércio da cidade, era uma casa de madeira antiga, e chovia muito e tinha muito barro. Lembro que fomos obrigados a colocar pranchas de madeira na entrada do Clube para fechar o negócio. Outros tempos.

Isso foi em 1964, há exatos 60 anos. A região se desenvolveu muito e a Sadia, que tem origem catarinense, a partir do Paraná expandiu suas fronteiras. Trabalhei na companhia por 40 anos e pude acompanhar o desenvolvimento e a pujança econômica do Paraná. A margarina Qualy, que é a mais vendida no Brasil, é feita na fábrica do grupo em Paranaguá.

E é por isso que eu tenho tanto entusiasmo com a atividade do LIDE, principalmente no Paraná onde a liderança da Heloisa Garrett e do Leon Le Senechal é uma liderança empreendedora. Eu gosto de pessoas que sabem tomar risco, que olham para frente, que não ficam marcando passo.

E uma dos fatos que mais me impressionou nesses últimos foi a concretização da Casa LIDE. Onde mais uma vez o pioneirismo do Paraná deixa sua marca. A Casa LIDE era uma ideia antiga, sempre ficavam discutindo como seria, se seria em um prédio, em uma casa. Todos se entusiasmavam com a ideia, mas foi em Curitiba que ela saiu do papel.

Fui surpreendido com a Casa LIDE no Paraná. Gostei muito da ideia, da valorização da história em um imóvel emblemático.

Esses cinco anos de liderança da Heloisa merecem ser celebrados. Os eventos promovidos pelo Paraná acabam sendo replicados em outras regionais, porque no LIDE, se alguém tem uma boa ideia e põe em prática essa ideia é compartilhada. O LIDE PR com sua criatividade e competência nos inspira para crescermos ainda mais no Brasil e no exterior.

 

Luiz Fernando Furlan – Chairman do LIDE Global