O impacto da Governança nas pequenas e médias empresas e a multiplicação das ações

nas  grandes instituições foram os temas centrais da discussão.

 

No último dia cinco de dezembro, aconteceu na Casa LIDE o segundo encontro do Comitê de ESG do LIDE Paraná. Temas como gestão de empresas familiares, formação continuada e práticas sociais foram alguns pontos levantados durante o encontro.

Com a presença de grandes lideranças e speakers em práticas ESG, a reunião começou com um balanço apresentado pela presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett. “Durante 2022 realizamos diversas ações de conteúdo, conexões de negócios, valorização e ampla divulgação das conquistas dos filiados, construindo um ecossistema por todo estado”, falou a presidente.

Pautas de 2023 – Para o próximo ano, o LIDE Paraná dará continuidade aos encontros do comitê e planeja criar grupos de mentorias abertos aos demais membros. “Reuniões temáticas é uma ótima oportunidade para dividirmos nossas experiências. Serão grandes momentos de brainstorm”, disse o professor José Pio Martins, membro do comitê de gestão do LIDE Paraná.

A presidente do LIDE Paraná ressaltou a importância de multiplicar as ações que acontecem dentro das grandes entidades. “As pequenas empresas, muitas vezes, desconhecem o poder da gestão, é necessário adequá-las às novas demandas empresariais”, disse.

Durante o encontro também foi discutida a criação de boletins informativos de práticas em ESG, que deverá culminar na criação de um anuário de boas práticas.

O encontro foi finalizado com apresentação do case vencedor em ESG | Responsabilidade Social do Prêmio Líderes do Paraná 2022, o Hospital Pequeno Príncipe. “Nosso hospital foi reconhecido como um dos 150 melhores hospitais pediátricos do mundo e priorizamos 60% do atendimento para pacientes do SUS”, reforçou Luiz Alvaro Carneiro do Hospital Pequeno Príncipe.

O conceito de ESG (Environmental, Social e Corporate Governance) une critérios de conduta das organizações, em áreas cada vez mais importantes para a sociedade. E, mostra como uma empresa, independente do seu tamanho, se comporta e isso será determinante na sua capacidade de criar valor no presente e no futuro.