No mercado desde a década de 70, a rede de atacarejo alcança a marca de 20 lojas sem perder os valores
familiares que a trouxeram até aqui
Por Anna Sens
Ver uma empresa tradicional e familiar alcançando grandes patamares de inovação e escalabilidade é raro. Com mais de 50 anos de história, a Rede Rio Verde alcançou esse feito e segue em franca expansão, sem perder os valores enraizados em sua origem.
A história do Rio Verde começou em 1966, quando Izair Luiz da Silva e sua esposa, Elsa, mudaram-se para Santa Cecília, em Santa Catarina. Lá, abriram uma pequena estofaria, mas o espírito inquieto e empreendedor do casal os levou a idealizar novos voos.
Em 1971, Izair inaugurou um pequeno comércio voltado para a venda de frios e carnes, construindo o alicerce do que viria a se tornar a Rede Rio Verde .
Na década de 1980, a empresa ampliou suas operações, inaugurando uma loja com 250m2. Não demorou para essa unidade dobrar de tamanho. Nos anos 90, após superar crises financeiras, o grupo passou a crescer de forma consistente. O espírito inovador e a busca por soluções para oferecer o melhor atendimento possível aos clientes fizeram com que o Rio Verde investisse na modernização de suas lojas. A aposta só fortaleceu a marca na região.
Nos anos 90, após superar crises financeiras, o grupo passou a crescer de forma consistente. O espírito inovador e a busca por soluções para oferecer o melhor atendimento possível aos clientes fizeram com que o Rio Verde investisse na modernização de suas lojas. A aposta só fortaleceu a marca na região.
Dionei Silva, um dos filhos do fundador, foi responsável por levar a rede para novas cidades e introduzir o conceito de “atacarejo” no portfólio da empresa, com a inauguração de grandes lojas como a unidade Harger Atacado & Varejo, em 2018 .
A expansão trouxe não apenas novos formatos de negócios, mas também a introdução de tecnologias pioneiras, como a implementação de sistemas de automação e iniciativas de sustentabilidade, incluindo o uso de energia renovável.
Mesmo diante de desafios, como a pandemia de COVID-19, que levou à perda de Dionei em 2021, a Rede Rio Verde mostrou resiliência. A família continuou o legado de inovação e compromisso com o atendimento ao cliente, mantendo a modernização como um pilar. Hoje, com 20 unidades em operação, a companhia se prepara para mais décadas de sucesso, unindo tradição, inovação e espírito empreendedor que marcaram sua jornada desde o início.
CLIQUE AQUI e acesse a revista completa!