Com crescimento de 200% desde 2019 e projeção de nova unidade na região Sudeste nos próximos 3 anos, a empresa segue investindo em tecnologia para ser mais produtiva, estratégica e inteligente

Por Vinicius Boreki

Com atuação em todo o país em embalagens personalizadas em grandes volumes, a Embrart Embalagens Inteligentes registrou crescimento de 200% nas vendas tanto para embalagens de transporte quanto para embalagens direcionadas ao ponto de venda nos últimos cinco anos. Os bons resultados não param por aí, já que a projeção de 2024 é de uma expansão de 40% em relação ao ano anterior. “Na prática, nós triplicamos de tamanho desde 2019”, afirma o CEO da Embrart, Daniel Leiner.

Em atuação desde 1986, a empresa de quase quatro décadas registrou estes resultados após o investimento realizado em sua sede física. Em 2020, a Embrart Embalagens Inteligentes se mudou para um terreno de 100 mil m2 na Cidade Industrial de Curitiba, com área construída de 36 mil m2. O espaço permitiu o investimento contínuo em novos equipamentos e em tecnologia, ampliando a capacidade produtiva.

“Foi um processo no qual levamos muito tempo para escalar cada degrau. As empresas familiares no Brasil têm um acesso restrito ao crédito, o que dificulta o acesso aos recursos, inclusive para financiar um parque industrial como o nosso. Na medida em que a empresa vai encorpando, os bancos vão simplificando o acesso ao crédito”, explica Leiner sobre os investimentos realizados nos últimos anos.

A expansão não para por aí: em um prazo de até 30 meses, a empresa espera inaugurar uma nova planta industrial na região Sudeste. “Queremos ampliar nossa presença nesta área”, anuncia.

TECNOLOGIA E PRODUTIVIDADE

Para suportar o crescimento e atingir o nível de exigência dos clientes a Embrart Embalagens Inteligentes está fazendo investimentos constantes em tecnologia. Entre eles, é possível citar a impressora digital single pass, que foi instalada há cerca de dois meses, a impressora flexo miniline, que foi instalada há 6 meses, e a moderna onduladeira de 150 metros de comprimento, que produz a matéria-prima para a indústria.

“Com a nova impressora miniline, nós saímos de uma média de produção de 100 caixas por minuto para 450 caixas por minuto. Isso significa um fluxo muito mais otimizado, com mais capacidade e produtividade para atender aos pedidos”, explica o CEO da Embrart.

Nova sede da Embrart na Cidade Industrial de Curitiba.

Os novos maquinários são acompanhados do aumento das oportunidades de trabalho – atualmente, a empresa conta com 400 colaboradores. “A tecnologia não afetou o volume de pessoas na nossa empresa. Como produzimos muito mais, temos outras demandas pelo aumento de vendas”, diz.

O IMPACTO DO ESG

Uma das preocupações da empresa é que o crescimento seja sustentável. Não à toa, a organização investiu em uma gerência específica. Por isso, existe uma preocupação em alinhar toda a cadeia de suprimento, garantindo a rastreabilidade dos materiais. “Não temos nenhum fornecedor desalinhado com os nossos valores. Não compramos preço, mas um relacionamento de longo prazo”, esclarece Leiner.

De acordo com ele, este cuidado com a área de ESG se reflete na maneira como os clientes enxergam a Embrart Embalagens Inteligentes. “Há uma convergência entre a nossa preocupação com a cadeia de fornecedores e a de nossos clientes”, ressalta. A empresa atende a todos os tipos de clientes, mas está mais consolidada na área industrial, em especial nos segmentos alimentício e automobilístico.

 

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