Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná

As mulheres estão mais confiantes em suas habilidades e estão buscando ativamente oportunidades para desenvolver suas carreiras. 

Segundo o relatório Women in Business 2022, publicado pela Grant Thornton, 81% das empresas brasileiras estão usando novas formas de trabalhar para criar um ambiente mais inclusivo para o talento feminino. Isso reflete também no aumento do número de mulheres em outros cargos.  De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao segundo trimestre de 2021, a participação das mulheres na população economicamente ativa do Paraná é de 44,9%, o que representa um aumento em relação aos dados de 2019. 

No entanto, ainda há muito a ser feito para que a equidade de gênero seja alcançada no ambiente corporativo. De acordo com o mesmo relatório da Grant Thornton, apenas 38% dos cargos de liderança no Brasil são ocupados por mulheres, o que mostra que ainda há um longo caminho a percorrer. Das mais de 250 empresas brasileiras pesquisas, 6% afirmaram não manter nenhuma mulher em cargos de liderança, muito abaixo dos 48% do Japão, 33% da Coreia do Sul e 22% da Grécia, por exemplo, e abaixo também das médias global (10%) e da América Latina (11%). No pico, em 2015, esse índice chegou a 57% aqui no país. No Paraná esse número é menor ainda, segundo o IBGE, 35% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres.

Mulheres investem nos seus objetivos

É inegável que as mulheres têm se mostrado cada vez mais preparadas e determinadas a alcançar seus objetivos. Em muitos casos, elas têm conseguido superar as barreiras impostas pela sociedade e pelos padrões de gênero, demonstrando sua capacidade e competência em diversas áreas. Uma mudança de comportamento e mentalidade que contribui significativamente para o desenvolvimento do país. Em muitos aspectos, vemos que as empresas estão tratando a inclusão com mais atenção, pois perceberam que a força de trabalho das mulheres contribui de forma significativa para os negócios da organização. As mulheres se mostram dispostas a sair da zona de conforto e buscar aquilo que desejam, seja no mercado de trabalho ou no empreendedorismo. 

Além da vontade em sair da zona de conforto e assumir riscos para alcançar seus objetivos profissionais, as mulheres também estão investindo cada vez mais em suas profissões. Elas participam de cursos ou treinamento para desenvolver suas habilidades profissionais, a fim de progredir em suas carreiras. Um investimento que aos poucos se reflete no aumento da presença feminina em cargos de liderança.

 

LIDE Paraná investe na igualdade de gêneros

Nos últimos anos, o mercado de trabalho tem passado por diversas mudanças em relação à inclusão de mulheres em cargos de gestão, diretoria e presidência de grandes empresas. No caminho para tornar o ecossistema do LIDE Paraná referência nacional, a organização percebeu a importância da presença feminina para um equilíbrio nas tomadas de decisões. Pensando nisso, uniu o LIDE Mulher, LIDE Futuro e o LIDE Empreendedor, tornando-os um grande braço de sustentação da economia paranaense. Uma união que trouxe, ainda mais, força ao trabalho multigeracional dos empreendedores e do Paraná.

Cada mulher tem a sua singularidade, a sua escolha, mas todas tem algo em comum. São mulheres reais que criam filhos, famílias e, principalmente, geram negócios. Atualmente, são mais de 150 empresárias, em busca de negócios, troca de experiências e melhorias na gestão das nossas empresas.

O LIDE vem capacitando e conectando: empresas, empresárias e empresários de todo o Paraná, gerando negócios, inspirando histórias e, acima de tudo, levando as mesmas oportunidades a homens e mulheres.