
Com o debate de oportunidades e desafios do setor, a reunião promoveu conversas para ajudar a construir um novo olhar para o ensino profissionalizante atual
Na última sexta-feira, dia 28 de outubro, o LIDE Paraná promoveu o primeiro Encontro Setorial de Educação, reunindo empresários e especialistas do setor para uma conversa sobre os principais desafios e oportunidades do ensino e como a educação impacta nas empresas. A ideia desse encontro foi levantar temas pertinentes e específicos da área para identificar oportunidades que possam construir um novo olhar para o ensino técnico.
Com a mediação da presidente do LIDE, Heloisa Garrett, um grande brainstorm com sugestões e desafios foram levantados. Na ocasião, foram apontados os principais desafios encontrados pelos empresários na busca de profissionais qualificados.
Os participantes foram convidados a questionar, também, a visão dos jovens na busca de uma carreira e como eles são preparados para um mundo corporativo tão competitivo. A assessora de desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi, Alyne Lemes, questionou a percepção que temos hoje da educação em relação à expectativa que temos dos profissionais:
“Como queremos profissionais dedicados e determinados se aplicamos uma educação tradicionalista, onde o aluno é apenas receptor e o professor detentor da informação”, falou Alyne.
Outro ponto levantado durante o encontro foi o número de vagas e cursos técnicos oferecidos na educação pública. A Chefe do Departamento de Educação Profissional da SEED/PR, Daiane Pereira Fraile, trouxe ao grupo informações relevantes sobre a ampliação no número de vagas e a interlocução do Estado e empresários: “Criamos uma comissão técnica setorial onde pudemos ouvir a necessidade do mercado de trabalho e a partir disso estudarmos a criação de novos cursos e a adaptação dos atuais oferecidos”, contou.
Assim como esses pontos, foram também levantados muitos outros desafios pelo grupo de especialistas. Para a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, os encontros setoriais oportunizam novas soluções para problemas antigos: “O LIDE Paraná tem a oportunidade de unir diversos setores na busca de iniciativas pertinentes aos dois setores”, disse Heloísa.
Para encerrar o primeiro encontro a presidente do LIDE Paraná instigou a todos os presentes a apresentarem suas demandas e expertises para que possam contribuir de uma maneira mais assertiva nas discussões, dando norte ao trabalho que será realizado com o apoio do LIDE Paraná, no intuito de promover práticas positivas para a educação profissionalizante.