
Empresários e especialistas discutem os novos parâmetros econômicos do Paraná, com a chegada do mercado livre de energia e a reforma tributária
A Casa LIDE, business club de convívio dos membros do LIDE, reuniu empresários multissetoriais para um encontro de networking e conteúdo. Com o objetivo de estreitar laços e sanar as principais dúvidas sobre o desenvolvimento econômico e social do Paraná, o LIDE Paraná e a Engie do Brasil reuniram líderes empresariais e grandes especialistas em economia para um Business Dinner.
O encontro contou com a participação do especialista em economia, José Pio Martins, e a sócia da ROIT e head na área TAX, Caroline Souza, que orientaram os empresários sobre as novas cargas tributárias. Durante o Business Dinner, os especialistas abordaram e responderam questões em torno da proposta de quota única, custos eletivos e demais impactos na economia.
Maury Garrett, gerente de Comercialização de Energia da ENGIE Brasil Energia, iniciou o jantar falando sobre a abertura do mercado livre de energia no Paraná. “A migração das empresas do Paraná para o novo mercado de energia é uma tendência que está ganhando força na região. Essa mudança pode resultar em economias significativas, chegando a até 35% na conta de energia elétrica. A migração permite que as empresas tenham mais controle sobre seus custos de energia e busquem preços mais competitivos no mercado, o que pode ser benéfico para o seu desempenho financeiro”, ressaltou.
Segundo a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, a Engie é uma grande parceira do LIDE, que hoje traz novas saídas para a aceleração da competitividade das empresas do Paraná. “A união, com essa grande empresa de energia, começou de forma institucional e agora se expandiu para a área de negócios. Levando aos nossos membros , por meio do Mercado Livre, uma solução para a otimização de energia”, falou Heloisa.
As discussões reforçaram a importância das novas regras econômicas e o fomento de novas formas de energia, que desempenham um papel crucial no desenvolvimento econômico e sustentável do País. O evento foi concluído com um networking envolvendo os palestrantes e os participantes, proporcionando uma oportunidade valiosa para compartilhar as duas experiências.
Sobre a ENGIE
A ENGIE, empresa líder em energia renovável do país, atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de cerca de 10 GW em 68 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa..
A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020.
Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling. Contando com 3.500 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2021 um faturamento de R$ 13,5 bilhões.
Sobre o LIDE Paraná
Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit.
Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.
Mantenedores de Gestão: RDP Petróleo, Renault e Valore Elbrus.
Patrocinador de Gestão: Engie
Lidera Paraná: Gazeta do Povo, Centrallimp, THX Group e Grant Thornton
Patrocinadora Casa LIDE: Altma Incorporadora.