
Durante seminário promovido pelo LIDE Paraná, financistas enfatizaram a necessidade de organização e planejamento em ambos os âmbitos.
A gestão eficiente das finanças é fundamental para o sucesso a longo prazo, tanto na vida pessoal quanto nos negócios. No entanto, muitos empreendedores e profissionais cometem o erro comum de misturar esses dois âmbitos financeiros, o que pode gerar problemas que comprometem seriamente sua estabilidade e prosperidade.
Durante o Seminário de Finanças promovido pelo LIDE Paraná, renomados especialistas em gestão financeira destacaram a importância de manter as finanças pessoais e empresariais separadas e bem estruturadas. Além disso, foram compartilhadas estratégias e insights valiosos para otimizar a saúde financeira e garantir o sucesso a longo prazo dos negócios.

fotografia © 2024 Rubens Nemitz Jr
“É bastante comum encontrarmos empresas em que o empresário afirma que todo o capital disponível está reinvestido no negócio. No entanto, essa abordagem pode ser extremamente arriscada. Se a empresa enfrentar um revés de mercado, tanto o patrimônio empresarial quanto o pessoal podem ser comprometidos simultaneamente”, alerta Dov Gilvanci Levi, fundador e CEO do Grupo Gennesys e CEO da gestora global Zahav Investments Limited. “O desafio que enfrentamos é realizar essa separação de forma eficiente, para não comprometer a continuidade da empresa e garantir que ela opere com custos competitivos.”
A organização financeira é um dos pilares essenciais para o sucesso. Não se trata apenas de ter uma estrutura bem definida entre os recursos pessoais e empresariais, mas também de realizar um mapeamento preciso dos mesmos. Esse controle rigoroso permite uma visão clara sobre a saúde financeira, possibilitando decisões mais estratégicas.
Para Marcos Fernandes, sócio-fundador e presidente do conselho de administração na Valore Elbrus, muitos empresários não dedicam o tempo necessário à educação financeira. “Eu costumo dizer aos empresários e empreendedores que, na maioria das vezes, eles não são financistas. São artistas, visionários, corajosos, pessoas que têm a capacidade de arregaçar as mangas e fazer acontecer. No entanto, poucos deles têm a formação ou o foco necessário em finanças, pelo menos na minha experiência profissional”, explica.

fotografia © 2024 Rubens Nemitz Jr
“Por isso, é fundamental que eles se dediquem a aprender e implementar práticas financeiras sólidas. Assim como reservam tempo para cumprir seus compromissos profissionais, precisam também reservar um espaço na agenda para acompanhar constantemente o planejamento financeiro e sua execução. Tanto os empresários quanto os funcionários de grandes empresas fazem isso diariamente no ambiente corporativo, então, por que não aplicar a mesma disciplina e atenção à gestão financeira pessoal e ao patrimônio? É essencial tratar a equação financeira da empresa como se fosse o patrimônio pessoal, para garantir o crescimento e a sustentabilidade em ambos os âmbitos”, acrescenta Fernandes.
O evento também contou com a participação de Fernando Carvalho, gerente de investimentos do Sicredi, que compartilhou sua visão sobre o mercado de investimentos por meio das cooperativas. Ele destacou as oportunidades e vantagens desse modelo alternativo, ressaltando como ele oferece alternativas seguras e rentáveis para os investidores. Carvalho enfatizou que as cooperativas vão além de simples entidades financeiras, funcionando como agentes que impactam positivamente tanto seus membros quanto a sociedade como um todo.
Para contextualizar, o executivo trouxe um panorama do cooperativismo no mundo. “É uma alternativa que gera 280 milhões de empregos globalmente, com faturamento de 2 trilhões de dólares e alcança 1,2 bilhão de pessoas. Nos Estados Unidos, por exemplo, 47% das pessoas fazem parte de cooperativas de eletricidade.”
Sobre o LIDE/PR
Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit. Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional. O LIDE tem hoje 23 unidades no Brasil e 17 unidades internacionais, sendo o Paraná reconhecida a unidade referência do Sistema. Acesse o site lideparasna.com.br para se credenciar ao LIDE Paraná.
Mantenedores de Gestão: RDP Petróleo e Valore Elbrus.
Patrocinador de Gestão: RPC e Engie.
Lidera Paraná: Febracis, Gazeta do Povo, Smart Capex, Workers e Gear Up.
Patrocinadora Casa LIDE: ALTMA Incorporadora.