Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná, está representando o Paraná acompanhada dos membros do comitê de gestão

O 23º Fórum Empresarial LIDE foi palco de intensos debates entre governadores de diversas regiões do Brasil, empresários e especialistas, que se reuniram para discutir estratégias de desenvolvimento regional e setorial focadas na geração de emprego e renda. Com um olhar apurado sobre educação, tecnologia, sustentabilidade e colaboração público-privada, o evento destacou-se como um importante vetor para o fortalecimento econômico do país.

“A nossa participação no Fórum Empresarial LIDE é uma oportunidade incrível para todos nós, representantes do LIDE Paraná, trocarmos experiências e absorvermos conhecimentos que são essenciais para o crescimento e fortalecimento de nossos negócios,” destacou Heloísa Garrett, presidente do LIDE Paraná. “Este evento nos permite conectar com líderes de diversos setores e regiões, discutindo soluções inovadoras e sustentáveis que podem ser implementadas em nosso estado. É um momento de grande valor para a colaboração e desenvolvimento conjunto.”

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, salientou a importância da educação profissional e inclusão tecnológica no estado, destacando a vocação do Nordeste na produção de energia renovável, com ênfase nos parques eólicos e solares. Segundo Bezerra, esses elementos são cruciais para preparar a população para o futuro do trabalho.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou a estabilidade fiscal e as leis de liberdade econômica como diferenciais para atrair investimentos. Fonteles apontou o agronegócio como um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável, incluindo a exploração de energia solar e eólica e projetos inovadores em hidrogênio verde.

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, ressaltou a importância de uma gestão fiscal robusta e uma estratégia de transição energética, enfocando a formação de um capital humano qualificado para sustentar o crescimento do estado. Casagrande enfatizou o uso de recursos soberanos para investir em setores fundamentais como educação e infraestrutura energética.

Mauro Mendes, governador do Mato Grosso, sublinhou a relevância do agronegócio e a necessidade de investimentos consistentes em segurança jurídica e infraestrutura. Mendes defendeu o diálogo entre líderes para superar desafios e aproveitar oportunidades, destacando o papel do estado como um grande produtor agrícola.

Helder Barbalho, do Pará, defendeu a educação como o maior motor de transformação do país, com foco em um desenvolvimento sustentável e na preservação ambiental, visando não apenas a geração de emprego, mas também a promoção de um desenvolvimento verde e inclusivo.

Encerrando o painel, Claudio Castro, governador do Rio de Janeiro, destacou a importância do diálogo entre o setor público e privado, enfatizando que o ambiente de negócios do estado é vital para atrair investimentos e promover o desenvolvimento econômico.

O fórum também discutiu os desafios e oportunidades nos setores de mineração, óleo e gás, com participação de líderes como Raul Jungmann, Gisela MacLaren, e Eike Batista, que destacaram a inovação e a sustentabilidade como pilares para o futuro dessas indústrias.

O evento, apoiado por várias organizações e patrocinadores, reflete um movimento coletivo em busca de soluções concretas para os desafios econômicos do Brasil, destacando-se como uma plataforma de diálogo e cooperação entre diferentes setores da sociedade.

Membros do LIDE Paracão são recebidos pelo chairman do LIDE

Na tarde de quinta-feira (15), os membros dos Comitês das unidades do LIDE no Brasil foram recebidos pelo chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan. Heloísa Garrett, presidente do LIDE Paraná, representou nosso estado e estava acompanhada pelos membros do comitê de gestão: Vidal Martins da PUCPR, Jefferson Rejaile da RDP Energia, Marcos Fernandes da Valore Elbrus, Marcelo Bertoldi da Marins Bertoldi Advogados, e Leon Le Senechal da The Way Participações.

Leon Le Senechal,  destacou a importância da participação do grupo no Fórum. “É fundamental para nós estarmos presentes no Fórum Empresarial LIDE, pois é uma plataforma excepcional para troca de ideias e para fortalecer nossos laços com líderes empresariais e políticos de todo o país,” afirmou Senechal.

LIDE Paraná

Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná é um ecossistema, onde o objetivo central é fomentar network qualificado, construção de uma agenda propositiva e positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é o quarto PIB do Brasil.

Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná fomenta o desenvolvimento econômico e social e a construção de conexões únicas, estimulando as interações e as oportunidades no cenário empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.

Mantenedores de Gestão: RDP Petróleo e Valore Elbrus.

Patrocinador de Gestão: RPC e Engie.

Lidera Paraná: Febracis, Centrallimp, Construtora Baggio e Gazeta do Povo.

Patrocinadora Casa LIDE: ALTMA Incorporadora.