
Evento reuniu secretários estaduais e especialistas para discutir soluções inovadoras e sustentáveis para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país
O mercado de compras públicas corresponde a aproximadamente 12% do PIB brasileiro, segundo dados do IPEA, evidenciando um setor estratégico para o desenvolvimento econômico nacional. Reconhecendo essa relevante oportunidade, o LIDE Paraná realizou, no último dia 28, a segunda edição do Fórum de Infraestrutura e Logística + PPP, com o objetivo de fomentar parcerias e abrir novas fronteiras de negócios para o empresariado paranaense.
Realizado no teatro do UniCuritiba, o evento reuniu lideranças empresariais, especialistas do setor, autoridades e representantes de mais de 50 cidades do estado em um debate aprofundado sobre os desafios e perspectivas do segmento. Com quase cinco horas de conteúdo especializado, o fórum foi estruturado em três painéis temáticos que abordaram questões essenciais para o avanço da infraestrutura e da logística no Paraná.
“Muitas empresas têm soluções que podem contribuir com melhorias na infraestrutura das cidades e na logística, mas não sabem como se conectar com o poder público ou transformar essas oportunidades em negócios e parcerias que gerem benefícios reais para a região. O objetivo do evento foi justamente apresentar esse caminho e mostrar as oportunidades que existem”, explica Heloísa Garrett, presidente do LIDE Paraná.
Guto Silva, Secretário de Cidades do Paraná fotografia © 2025 Rubens Nemitz Jr
Cidades como catalisadoras de negócios
O primeiro painel, intitulado “Infraestrutura e Desenvolvimento nas Cidades”, abriu espaço para uma discussão aprofundada sobre o potencial econômico dos municípios paranaenses. Guto Silva, Secretário de Cidades do Paraná, apresentou um panorama detalhado das oportunidades de investimento em diversas regiões do estado, destacando como a infraestrutura adequada pode transformar realidades locais.
“Em fevereiro do ano que vem, o PIB do Paraná vai dobrar. Isso significa que a economia está em movimento, o que é excelente. No entanto, quando analisamos sob a perspectiva da infraestrutura, a velocidade não é a mesma. O grande desafio é justamente acelerar esses investimentos para acompanhar o ritmo do crescimento econômico do estado. E não vejo outro caminho senão atrair o investimento privado para serviços que até então eram exclusivamente públicos”, afirmou Silva.
Segundo o secretário, é fundamental acreditar na concepção e no aprimoramento dos serviços públicos, reconhecendo as limitações do poder público em algumas áreas. Ele apresentou cases de sucesso no estado, como as Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área de iluminação pública, que hoje atendem 22 municípios, beneficiando cerca de 5 milhões de habitantes e contemplando 500 mil pontos de iluminação.
Outro destaque foi o maior programa de urbanização da América Latina, Asfalto Novo, Vida Nova, que está asfaltando todos os municípios do Paraná. O programa já conta com consórcios e PPPs em andamento, com investimentos totais estimados em R$ 4 bilhões, sendo aproximadamente R$ 1,5 bilhão provenientes de recursos estatais.
Em seguida, Everton Nubiato, mestre em Ciências Geodésicas, trouxe o case da ENGEFOTO sobre infraestrutura inteligente, demonstrando como a integração de sistemas digitais está redefinindo a engenharia de transportes e otimizando recursos públicos, apresentando soluções criadas pela empresa e que estão trazendo melhorias para cidades e governos, como o Geowise, software gestão territorial evolutivo, aberto, de integração gradativa, com interoperabilidade e segurança, o SAVAR, sistema de avaliação e vigilância de atividades remotas, e o SIGGA, plataforma online que integra GIS e BIM para ativos de infraestrutura linears capaz de gerenciar todas as fases do projeto.
O terceiro palestrante do painel foi Gustavo Stier, diretor da Citymatch, que abordou o tema “As Cidades como Vitrines Econômicas”. Ele apresentou a Citymatch como o primeiro marketplace 100% nacional voltado à promoção de negócios entre cidades e empresas. A plataforma possui um banco de dados robusto que facilita a conexão entre o setor público e a iniciativa privada, com o objetivo de potencializar investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico dos municípios.
“Hoje, o maior desafio para atrair investimentos é a falta de acesso a informações claras e centralizadas. Se pequenos e grandes municípios tivessem visibilidade igual e os investidores pudessem comparar oportunidades em um só lugar, reduziríamos custos, tempo e desperdício de investimentos”, afirmou Stier.
Ele ressaltou que muitas cidades de menor porte enfrentam dificuldades para dar visibilidade aos seus projetos e atrair investimentos, ficando em desvantagem em relação aos grandes centros urbanos. A Citymatch atua justamente para corrigir essa assimetria, oferecendo protagonismo a esses municípios e aproximando-os de empresas interessadas em soluções locais.
Durante sua apresentação, ele também destacou o programa Rota do Progresso PR, uma iniciativa do governo estadual que destina R$ 2,5 bilhões a ações multissetoriais voltadas ao desenvolvimento dos 80 municípios com menor Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), indicador criado para medir o desempenho dos municípios paranaenses em relação à renda.

Rodrigo Vilaça, presidente do LIDE Transportes, fotografia © 2025 Rubens Nemitz Jr
Logística sustentável como diferencial competitivo
No painel dedicado à “Logística e Sustentabilidade”, Rodrigo Vilaça, presidente do LIDE Transportes, abordou os desafios e oportunidades da infraestrutura logística no Brasil, destacando a necessidade urgente de integrar modais, reduzir custos e aumentar a eficiência para tornar o país mais competitivo.
Ele iniciou questionando como a logística impacta o desenvolvimento das cidades, especialmente em um país de dimensões continentais como o Brasil, onde as distâncias e a falta de infraestrutura adequada encarecem o transporte de commodities.
Vilaça reforçou que a adoção de práticas sustentáveis pode transformar a logística em um diferencial competitivo, ao mesmo tempo em que contribui para a descarbonização e para a construção de cadeias mais resilientes. Também ressaltou a importância da colaboração entre setor público e iniciativa privada para viabilizar investimentos em transporte ferroviário, hidroviário e portuário, promovendo uma matriz mais equilibrada e eficiente.
“Acredito nas concessões, na privatização, mas é preciso desburocratizar. Temos o conhecimento, temos a vocação, temos a urgência. O que falta é decidir e executar”, concluiu.
Na sequência, Luiz Fernando Garcia, presidente da Portos do Paraná, destacou como as iniciativas sustentáveis implementadas no Porto de Paranaguá têm sido fundamentais para os sucessivos recordes operacionais. Segundo ele, mesmo com uma estrutura geograficamente compacta — apenas cinco quilômetros de cais — o porto movimentou cerca de 70 milhões de toneladas no último ano, graças à alta eficiência logística. Garcia explicou que essa performance se apoia em três pilares: o acesso aquaviário, que está sendo ampliado por meio da primeira concessão de canal do país; a modernização dos terminais, com leilões que somam mais de R$ 2 bilhões em investimentos; e os acessos terrestres, com o desafio diário de gerenciar até 12 mil caminhões sem impactar a convivência urbana. Ele também reforçou a importância da dragagem ambientalmente segura, que permitirá ampliar o calado operacional para 15,5 metros — um ganho logístico expressivo para a competitividade do porto.
Fábio Moro, diretor da NHS, abordou a intersecção entre energia e mobilidade urbana, demonstrando como tecnologias inteligentes podem prevenir o caos no trânsito enquanto reduzem a pegada de carbono nas cidades. Completando as discussões, o professor Abdel Hack, doutor em Geociências e Meio Ambiente, enfatizou a capacitação profissional como elemento fundamental para a sustentabilidade em territórios de risco.

Ulisses Maia, Secretário do Planejamento do Paraná – fotografia © 2025 Rubens Nemitz Jr
PPPs como motor de desenvolvimento
O terceiro e último painel do evento abordou as Parcerias Público-Privadas (PPPs) como um poderoso instrumento de cooperação entre o setor público e privado, essencial para a aceleração de projetos estruturantes. Ulisses Maia, Secretário do Planejamento do Paraná, fez uma apresentação detalhada sobre o panorama atual das PPPs no estado, destacando como essas parcerias têm se consolidado como uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento regional e nacional.
Em sua fala, Maia ressaltou o impacto positivo das PPPs no aprimoramento da infraestrutura e na geração de soluções inovadoras para áreas como saneamento, transporte e saúde. Ele também apresentou as novas oportunidades emergentes para investidores, mostrando como o Paraná está cada vez mais aberto a esse tipo de colaboração, com um ambiente favorável e transparente para o desenvolvimento de projetos de longo prazo.
“As PPPs se destacam como uma solução que facilita a implementação de projetos de longo prazo com maior eficiência, criando uma sinergia entre os interesses públicos e privados. Esse modelo contribui para a modernização das cidades, tornando os serviços públicos mais acessíveis e de melhor qualidade para a população.” Maia concluiu destacando o compromisso do estado em continuar a buscar novas parcerias que possam impulsionar a modernização das suas infraestruturas e promover o bem-estar da população.
Encerrando o painel, a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, representando também a Smart Capex, compartilhou o case do Projeto PCI – Parque Industrial de Canoas, exemplificando como o desenvolvimento de polos industriais planejados pode transformar economias locais e gerar prosperidade sustentável.
Compromisso com o futuro
“Este fórum reafirma o compromisso do LIDE Paraná em promover agendas propositivas que impactem diretamente o desenvolvimento de negócios e a geração de empregos”, destacou Heloisa Garrett no encerramento do evento.
O encontro evidenciou que a sinergia entre poder público e iniciativa privada, aliada à incorporação de tecnologias e práticas sustentáveis, representa o caminho mais eficiente para superar os desafios de infraestrutura e logística no país.
O Fórum foi apresentado por Engefoto e contou com patrocínio de grandes empresas como, NHS e UniCuritiba, o apoio de Citymatch e Smart Capex e o apoio institucional da AMP – Associação dos Municípios do Paraná e da Invest Paraná.
Empresas Mantenedoras do LIDE Paraná: Grupo RDP, Lojacorr, Valores Elbrus, NHS, UniCuritiba, Reciclex, Mentôre Bank, RPC e Engefoto.