
Segunda edição do evento, realizada no último dia 30, trouxe importantes insights sobre o setor da construção civil e do mercado imobiliário
O desempenho e as tendências do setor imobiliário foram os temas de destaque no Fórum Real Estate, uma iniciativa do LIDE Paraná com apoio da Compagas. O encontro reuniu empresários, especialistas e líderes desse mercado para discutir as estratégias mais eficazes, com o intuito de impulsionar o crescimento da cadeia de negócios.
Dentre os convidados, João Satt Filho, estrategista em posicionamento à frente da G5 Competence, que compartilhou sua vasta experiência no mercado de alto padrão. Satt apresentou a metodologia por ele desenvolvida para impulsionar as vendas nesse segmento.
“A causa para alguém desejar fazer negócio com você é a exclusividade da sua entrega. Nesse cenário, houve uma mudança no mercado imobiliário na rota do processo de posicionamento estratégico para enquadramento, que construiu três grandes conceitos para o marcado da construção civil: categoria, subcategoria e nova categoria. O objetivo é mudar a visão sobre o projeto, criando algo de incomparável valor para os clientes”, explica Satt. Satt. O ganhador de mais de 100 Tops de Marketing da ADVB, também compartilhou alguns cases de sucesso de seus mais recentes projetos no mercado imobiliário de alto padrão.
Números promissores
Trazendo em primeira mão alguns destaques do relatório sobre intenção de compra no mercado imobiliário no terceiro trimestre de 2023, o segundo palestrando do evento foi Marcelo Luís Gonçalves, sócio consultor da Brain Inteligência Estratégica. Um dos dados apresentados foi que 39% dos brasileiros pretendem adquirir um imóvel nos próximos 24 meses.
O especialista também abordou o cenário atual do setor imobiliário, destacando desafios significativos, como o aumento das taxas de juros e a transição de governo, que têm impactado consideravelmente o mercado imobiliário no Brasil. “Isso resultou em uma redução nos lançamentos e nas vendas durante o primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. No entanto, os dados referentes ao segundo trimestre revelaram um aumento notável de 15% nos lançamentos em relação ao primeiro trimestre, indicando uma tendência que parece se manter no próximo ano”, festejou Gonçalvez.
Segundo ele ainda, esse crescimento pode ser atribuído, em grande parte, à redução das taxas de juros e ao aumento dos subsídios provenientes de programas governamentais, como o Minha Casa, Minha Vida.
Para a presidente do LIDE no Paraná, Heloisa Garrett, é de suma importância proporcionar um ambiente propício a essas discussões, especialmente quando se trata de um setor tão vital para a economia do estado do Paraná. A compreensão da visão de mercado, seu direcionamento de crescimento, juntamente com insights e tendências no comportamento do consumidor, representam informações de inestimável valor. “O propósito do LIDE Paraná é trazer pautas relevantes para todos os setores econômicos do estado”, enfatiza Heloísa Garret, presidente do LIDE Paraná.
Apoiadores do Evento: Compagas – Companhia Paranaense de Gás e RPC
Apoiador Instituional: Ademi/PE e Sinduscon/PR
Mantenedores de Gestão: RDP Petróleo, Renault e Valore Elbrus.
Patrocinador de Gestão: Engie
Lidera Paraná: Gazeta do Povo, Centrallimp, THX Group e Grant Thornton
Patrocinadora Casa LIDE: Altma Incorporadora.