
Presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, a presidente do LIDE Paranpa, Heloisa Garrett e Ricardo Barros, secretario de estado de indústria e comércio e serviços
Governo do estado apresenta planos para os próximos quatro anos a empresários paranaenses
Durante o encontro debate, promovido pelo LIDE Paraná, o secretário de estado de indústria e comércio e serviços, Ricardo Barros e o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, apresentaram aos membros da entidade os planos para atrair novos investimentos
No encontro que abriu as agendas de atividades do LIDE Paraná para 2023, o secretário estadual da indústria, comércio e serviços, Ricardo Barros, e o presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, compartilharam as próximas ações do governo em apoio aos empresários do estado.
Na apresentação aos membros, o secretário destacou a presença da Invest Paraná na atração de empreendimentos. Entre as ações, está uma missão comercial no Japão e Coreia do Sul marcada para abril, cujo objetivo é aumentar as exportações da agroindústria paranaense nos dois principais mercados do leste asiático, como foi com a missão de Dubai, onde o LIDE Paraná participou, em outubro de 2022.
Ainda durante sua apresentação, o secretário Ricardo Barros enfatizou a importância em criar parcerias público-privadas para que haja um crescimento sustentável do Estado. “Queremos ajudar cada segmento do setor produtivo que queira instalar ou expandir seu negócio no Paraná. Por isso, temos que ser mais rápidos para competir com outros estados, para permitir que os negócios daqui cresçam e gerem mais empregos”, acrescentou Barros.
O Secretário salientou o bom momento em que vive o Paraná, com o 4º maior PIB do Brasil. A excelente colocação foi resultado de um crescimento organizado a partir dos municípios. Segundo dados do Produto Interno Bruto dos Municípios, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 284 municípios do Paraná, equivalentes a 71% do total de 399 divisões administrativas, subiram novas posições no ranking nacional.
Em 2022 o Estado exportou mais de R$22 milhões. Para 2023, considerando que o Paraná é um grande exportador de commodities, somente com a soja em grão, a expectativa é que sejam embarcadas quase 3,4 milhões de toneladas por Paranaguá no trimestre, contra 3,3 milhões um ano antes.
Para produtos como milho, farelo de soja e açúcar são esperadas mais de 3,5 milhões de toneladas e mais de 46.500 toneladas de trigo.
O presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, órgão responsável por atrair investimentos ao Estado, também destacou a importância da missão aos Emirados Árabes. “Toda a experiência de internacionalização de negócios do Paraná tem um antes e depois de Dubai”, disse o presidente. O Paraná mantém na capital árabe um escritório responsável em mapear e agilizar as demandas da produção paranaense para o país.
Bekin enfatizou que para a próxima missão, que será na Coreia e Japão, um dos produtos paranaenses que podem ganhar força em ambos os países será a carne suína processada, resultado da conquista do certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação. “Vamos atuar junto com os ministérios da Economia e das Relações Exteriores, além das respectivas embaixadas e representações comerciais”, explicou Bekin.
Para a presidente da instituição e anfitriã do encontro, Heloisa Garrett, momentos como esses são importantes para aproximar os setores público e privado. “Mais que agendas, nos preocupamos em gerar valor real aos participantes. Nossas atividades são formatadas segundo as necessidades dos empresários paranaenses”, completa.
Paraná na vitrine do mundo
A presidente do Lide Paraná, Heloisa Garrett, enfatizou que as parcerias com a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços por meio da Invest Paraná serão fundamentais para colocar as empresas paranaenses em destaque nacional, como também no mercado internacional.
“A Invest Paraná é o elo de aproximação dos empresários filiados do Lide com o Governo do Estado. E precisamos dessa ajuda para colocar o Paraná ainda mais na vitrine dos investimentos. Temos que vender o Paraná para outros países, mas também para o próprio Brasil, já que o ambiente de negócios aqui tem muitas oportunidades”, afirmou.
Novos escritórios de representação
No evento no LIDE, também foi detalhado o plano de expandir os escritórios de representações comerciais do Paraná em São Paulo e no Exterior.
Além dos Emirados Árabes, o Estado mantém representações com escritórios nos Estados Unidos, Portugal, Itália, México, entre outros países.
Os escritórios são representações que buscam promover a articulação com instituições federais municiando-as de informações atualizadas e qualificadas sobre o Estado.
LIDE – Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit.
Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.
A regional paranaense do LIDE também conta com a Casa LIDE, localizada no bairro Batel, em Curitiba (PR), que funciona como um business club exclusivo para os filiados do estado. Trata- se de um projeto pioneiro que consolidou a primeira Casa LIDE do sistema.
Mantenedores de Gestão: Ligga Telecom, Marins Bertoldi Advogados, TOTVS, RDP Petróleo, Rede Lojacorr, Renault, L8 Group e Valore Elbrus.
Patrocinador de Gestão: ENGIE, Gear Up e Grant Thornton.
Patrocinadora Casa LIDE: Altma Incorporadora.