Fundador do Grupo LIDE e ex governador de São Paulo, veio a Curitiba para receber maior honraria do estado e tem agenda dinâmica com empresários de diferentes segmentos econômicos

Na última semana, João Dória visitou Curitiba para realizar dois compromissos de sua agenda, entre eles,  o Título de Cidadão Honorário de Curitiba e o encontro exclusivo com os membros do LIDE, grupo que ele fundou há 21 anos. 

Um dia após ser homenageado com o título de cidadão honorário pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), João Doria se reuniu com líderes empresariais na Casa LIDE Paraná. No encontro celebrou o significativo impacto da organização no Estado, além de compartilhar sua trajetória, aprendizados e traçar planos para o futuro.

Doria, que hoje é conhecido por sua força empreendedora e carreira política, contou que começou sua carreira como office boy, aos 15 anos, como forma de ajudar a família que havia perdido seus bens durante a ditadura militar. Esse trabalho árduo, segundo ele, o ensinou sobre disciplina, responsabilidade e a importância de buscar oportunidades. A partir dessa experiência, alçou novas conquistas e construiu um império empresarial nos setores de mídia, hospitalidade e turismo, eventos empresariais, consolidando-se como um dos nomes mais influentes do ramo.

Na vida pública, onde atuou 6 anos como prefeito e posteriormente como governador de São Paulo, Doria contou como conseguiu uma eleição inédita, vencendo no primeiro turno e com recorde de votos na sua primeira disputa como prefeito de São Paulo, a maior cidade da América Latina. “Com chapa pura, indo aos debates, falando a verdade e fazendo enfrentamentos sem ofender ninguém e sem praticar o ódio, sai de 1% de intenção de votos e terminei a eleição com 53%, a única que foi decidida no primeiro turno na cidade”, conta. 

Ele também reforçou que o LIDE é uma instituição totalmente apartidária, porém política, e que respeita a posição de cada integrante do grupo. “Ter relação com entidades públicas é parte essencial de uma sociedade. Uma sociedade é composta tanto por aqueles que, no plano civil, formam a estrutura produtiva e são os trabalhadores, quanto por aqueles que atuam no judiciário, como governantes e legisladores. Deve haver uma relação fluida, constante e ativa entre esses setores para que a sociedade funcione bem”, finaliza. 

Ao longo de sua fala, Doria abordou as qualidades essenciais para um líder eficaz. Para ele, a autenticidade, a verdade, a perseverança, a ambição e a humildade são pilares inegociáveis para quem deseja conduzir pessoas e alcançar grandes objetivos, sem nunca deixar de lado o lado humano. 

“Sempre me perguntam como é conviver com o João Doria, e eu respondo que é ótimo, porque sempre aprendo muito. Essa genialidade, simplicidade e humildade é sempre assim, em qualquer situação. É uma pessoa que tem doçura ao mesmo tempo que tem uma firmeza de propósito. Acredito que líderes como ele podem contribuir significativamente para o desenvolvimento da sociedade”, afirma Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná. 

fotografia © 2024 Rubens Nemitz Jr

Título de Cidadão Honorário do Paraná

João Dória, fundador e co-chairman do LIDE e ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, recebeu no dia 04 de julho, na Assembleia Legislativa do Paraná, o Título de Cidadão Honorário do Estado. A honraria foi entregue no Plenário do Poder Legislativo por proposição da segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP). A sessão solene reuniu lideranças políticas e empresariais do Estado. Além da trajetória política, o homenageado é criador do Grupo Doria e fundador do Comitê Executivo do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). O prefeito de Curitiba Rafael Greca, e os ex-governadores Cida Borgheti, Orlando Pessuti e Beto Richa, prestigiaram a sessão que foi presidida por Maria Victoria.

Antes mesmo de iniciar sua carreira na vida pública, Doria mantinha relações estreitas com o estado do Paraná. Nos anos 80, enquanto presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), aos 25 anos, posicionou as Cataratas do Iguaçu no mapa mundial do turismo como Patrimônio da Humanidade. No cargo de governador do estado de São Paulo, assegurou a compra da Coronavac, vacina contra o coronavírus desenvolvida pelo Instituto Butantã, e destinou as primeiras doses para Curitiba, assegurando a imunização da população em um momento crítico da pandemia, como bem lembrou o prefeito Greca em sua saudação.

Sua atuação frente ao LIDE gerou um ambiente fértil para os negócios no estado e tem levado o nome do Paraná em missões internacionais, tendo como retorno novos negócios e investimentos que ajudam a estimular o desenvolvimento econômico paranaense.