
LIDE Futuro traz o empresário Virgílio Moreira Filho para Mentoring sobre sucessão familiar e governança
O LIDE Futuro promoveu um mentoring de alto impacto para marcar a volta dos encontros presenciais da vertical. Seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos pela OMS, o evento debateu a sucessão familiar e governança, que foram expostos pelo empresário Virgílio Moreira Filho, vice-presidente do Grupo Itambé, presidente da VMF-Participações e Consultoria LTDA. Virgílio também é acionista da Trivella M3Fundos de Investimentos, da M3 Gestora de Fundos de Investimento e da ACE Sul aceleradora de Startups e presidente do Sicoob Sul.
Filho do segundo casamento de um dos fundadores do Grupo Itambé, ele viveu na pele a necessidade de profissionalizar a gestão e preparar a empresa para a sucessão. “Meu grupo familiar tinha gente que não acabava mais com quatro famílias. Perdi meu pai com 15 anos e com 16 anos recebi minha emancipação, minha primeira decisão foi profissionalizar a sucessão nomeando um conselheiro para cada família a partir da contratação de uma consultoria especializada”, recordou.
Com isso ele partiu para novos negócios. “Muito antes do termo startups, eu e meu sócio criamos a Bematech, tiramos da incubadora, fomos para a Bolsa e, em 2015 vendemos para a TOTVS porque o empreendedor faz investimentos para comprar e vender”, ensinou.
Na visão de Virgílio, toda empresa deve gerar desenvolvimento, riqueza, renda, emprego e contribuir com ações sociais para a comunidade em que está inserida. Também defende que nunca é tarde para empreender. “Meu pai era um criador de empresas e criou o seu segundo império aos 58 anos, quando eu nasci”.
O Lide Futuro segue com os eventos híbridos, presenciais e online com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento dos associados.