
O Painel, que contou com grandes speakers do setor, levantou a importância do ESG
para alavancar as empresas.
O LIDE Paraná participou, neste fim de semana, do Congresso Empresarial Paranaense – 32º Convenção da FACIAP. Durante o evento, o LIDE Paraná, promoveu o Painel “ESG como resultado para sua empresa”, com os speakers João Zeni, diretor de sustentabilidade da Electrolux para o Brasil e América Latina, a fundadora do Instituto Desvelando Oris, Juliana Souza e o sócio-fundador da Marins Bertoldi Advogados e especialista em governança corporativa, Marcelo Bertoldi. A mediação contou com a participação da presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett.
Nos últimos anos vivemos um processo de transição para uma economia digital baseada no capital intelectual. Desta forma a cultura corporativa, a excelência na capacidade de inovar e gerenciar a cadeia de valor como um todo passaram a assumir maior relevância na determinação do valor intrínseco de uma empresa.
Com o aumento da exigência dos consumidores, funcionários, comunidades e fornecedores, a adoção de boas práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança corporativa) passou a fazer parte do dia a dia das empresas e dos processos de avaliação dos investidores.
Para a presidente do LIDE Paraná, um ambiente justo, inclusivo e equânime é capaz de gerar lucro. “Muito além de uma bandeira de estratégia de marketing, diversidade, equidade e inclusão passam a ser o novo drive que transversaliza pessoas, negócios e riscos”, completou.
Diante disso é fundamental que as empresas identifiquem os temas ESG mais relevantes para o seu negócio a fim de maximizar a sua geração de valor no longo prazo.
O CONSUMO SUSTENTÁVEL
Quando as pautas ESG estão presentes no dia da indústria e no “DNA” das corporações observamos uma cultura que induz à busca de soluções. Desta forma, de maneira orgânica e genuína há uma preocupação em gerar menos impacto na natureza e criando maior sustentabilidade do setor.
Segundo João Zeni, a preocupação legítima traz um forte impacto na conexão com o consumidor. “Mais de 70% dos consumidores se dizem preparados para investir tempo e dinheiro em empresas que fazem o bem”, conta.
IMPACTO SOCIAL
A advogada e fundadora do Instituto Desvelando Oris, Juliana Souza, iniciou a sua palestra com uma provocação. A advogada sugeriu que todos olhassem ao seu redor e procurassem homens ou mulheres negras. Juliana destacou que mesmo o Paraná tendo 37% da sua população negra, em um auditório com mais de 700 pessoas, haviam apenas dois negros. “Precisamos criar e multiplicar oportunidades, atuando junto a jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial pessoas negras”, explica.
Há pouco mais de um ano, Juliana fundou o Instituto Desvelando Oris, que tem como objetivo transformar a vida de pessoas através da justiça numa perspectiva racializada e da educação em direitos.
GOVERNANÇA
A governança é responsável pela criação de valor dentro das empresas. Quando falamos em governança nos referimos a uma organização que se baseia em desenvolver propósitos de transparência, responsabilidade e responsabilidade corporativa.
O advogado Bertoldi ressaltou que os conselhos administrativos das empresas estão focados na governança com responsabilidade social e sustentável.
“As empresas devem se preocupar com uma geração de valor baseado no ESG. Para isso, é necessário que a empresa demande algumas competências que agreguem preocupação social e ambiental”, enfatiza.
Segundo ele, as empresas que não se adaptarem às novas demandas dificilmente conseguirão se manter competitivas no longo prazo.
SOBRE OS PALESTRANTES
Juliana Souza
Presidente e Fundadora do Instituto Desvelando Oris. Advogada graduada pela PUC/SP e Mestranda em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades na USP. Cofundadora da Consultoria As Souza`s. Palestrante em Diversidade e Inclusão.
João Zeni
Diretor de Sustentabilidade | ESG (América Latina) na Electrolux. Que lidera o tema de forma transversal na companhia. Tem 13 anos de experiência, tem sustentabilidade, gestão de equipes e projetos de desenvolvimento de estratégias.
Tem passagens por grandes players do mercado, tendo atuado como Gerente de Sustentabilidade na Vivo e também foi head de sustentabilidade da Cielo.
Marcelo Bertoldi
Advogado, sócio do escritório Marins Bertoldi Advogados, onde atua há mais de 26 anos na área de direito empresarial. É Mestre e Doutor pela PUCSP. Professor licenciado da PUCPR. Professor convidado do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e Fundação Dom Cabral. Autor de diversos livros e artigos jurídicos sobre temas de Direito Comercial e Societário. Marcelo atua também como Conselheiro de Administração de empresas de controle familiar.