
Discussões sobre o potencial do Brasil frente o mercado internacional marcaram a pauta do LIDE BRAZIL CONFERENCE LONDON que aconteceu entre os dias 20 e 21 na capital do Reino Unido e reuniu mais de 250 empresários e autoridades no icônico Hotel Savoy.
No encontro que contou com a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, presidente do Senado Rodrigo Pacheco e foi anfitrionados pelo embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda, o Paraná foi representado pela presidente do capítulo local da entidade, Heloisa Garrett.
“Depois da nossa participação em Lisboa onde a capital do Estado foi destaque, a participação estratégica do Paraná em Londres evidencia o quanto o nosso estado é uma potência de negócio em diferentes frentes para o mercado europeu. Somos celeiro de alimentos, temos riqueza hídrica e fontes renováveis de energia, temos uma potência em negócios de base tecnológica e a eficiência produtiva do Paraná em diferentes segmentos é uma vantagem competitiva, e principalmente, a qualidade dos nossos produtos e serviços evidenciam nosso potencial de crescimento de mercado não só para a Grã-Bretanha, mas para toda a Europa”, destaca Garrett que na agenda representou interesses e articulou negócios para seu corpo de filiados no Paraná que hoje reúne empresas que faturam mais de R$150 bilhões e geram mais de 200 mil postos de trabalho.
A agenda climática e potencial de mercado frente à nova dinâmica econômica mundial foram os pontos altos das discussões. “O Brasil apesar da sua extensão territorial e diversidade de produção, tem uma participação ainda tímida no mercado internacional, representando apenas 1,7% do mercado mundial. Temos muito para crescer e nosso papel na segurança alimentar mundial é fundamental, assim como na agenda do clima onde precisamos investir em um caminho de crescimento sustentável”, destaca a presidente que participou de discussões com importantes líderes que estiveram na agenda como Isaac Sidney, presidente da Febraban, o ex-ministro e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, a copresidente do International Resource Panel da ONU, Izabella Teixeira, e os governadores Helder Barbalho (Pará), Claudio Castro (Rio de Janeiro) e Renato Casagrande (Espirito Santo), além de investidores britânicos e uma seleta participação de empresários brasileiros.
Leandro Kuhn, sócio fundador da L8 Group e filiado ao LIDE Paraná, também participou da agenda e destacou a importância das conexões de agendas como esta é uma importante interação entre público e privado. “Nos dois dias de evento, as discussões favorecem um entendimento mais profundo da agenda pública que regem nossos negócios e temos um relacionamento direto com players e empresários que dificilmente acessaríamos em agendas no Brasil”.
O LIDE Paraná, que já tem uma relação bastante rica com influentes do mercado inglês, também estreitou a relação com a Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil (Britcham), “Vemos uma grande disposição dos governos brasileiros e britânicos em ampliar a relação comercial com o Brasil, e o Paraná é super importante neste processo”, destaca a presidente da Britcham, Ana Paula Vitelli.
O encontro foi promovido pelo LIDE Global capitaneado pelo presidente do LIDE, João Doria Neto, e pelo Chairman da entidade, Luiz Fernando Furlan e pelo fundador e co-chairman, João Doria. No próximo dia 9 de maio a entidade promove o LIDE Brazil Investment Forum em Nova York que contará com a presença do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, no dia 30 de agosto no LIDE Brazil Investment Fórum em Washington o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, também já confirmou presença e entre os dias 6 a 8 de setembro o LIDE Brazil Conference acontece em Milão.