Conhecimento, consciência, sensibilização e ação para possibilitar diversidade na cadeia de valor

 

No dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher,  o LIDE Paraná, em parceria com a ESG Future e a Afrobusiness Brasil, promoveu o Seminário: “Jornada pelo Afro Empreendedorismo Feminino”, um encontro que reuniu empreendedoras negras de diversas áreas para um dia especial com troca de conhecimento, mentorias, palestras, e networking.

Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná, acredita que os líderes empresariais devem trabalhar para reduzir a desigualdade, melhorando o acesso das minorias a melhores oportunidades. “O Paraná possui uma população negra de 37%, que na sua grande maioria trabalham no chão de fábrica ou como empregados domésticos. Porque, muitas vezes, não é dada a oportunidade para que eles se capacitem e se tornem nossos fornecedores”. 

Segundo pesquisa realizada pelo Black Money, as mulheres negras representam 61,5% dos afroempreendedores e enfrentam o desafio da solidão em seus negócios. Além disso, as empreendedoras apontaram outras dificuldades significativas, sendo a dificuldade de acesso ao crédito um obstáculo para 40,4% deles e o preconceito racial uma realidade para 30,7%. 

Outros desafios incluem falta de conhecimento em estratégias digitais (50,9%), dificuldades em tornar seus negócios rentáveis (59,2%) e dificuldades com métodos e processos (48,9%). Além disso, 47,8% dos empreendedoras destacaram a falta de autoconfiança em seu negócio, 46,4% relataram o medo de endividamento e 29,2% destacaram a falta de apoio das pessoas ao seu redor. 

Silvia Elmor, CEO do ESG Future e membro do LIDE Paraná, fala do papel de todos no fortalecimento e igualdade das mulheres negras. “Atualmente, o IBGE aponta que pelo menos 55% das famílias brasileiras são lideradas por mulheres negras. Mas o que mudou na realidade dessas mulheres nas últimas três décadas?  Por exemplo, como o mercado de trabalho tem acolhido as mulheres negras?”, questiona.

As discussões sobre diversidade, equidade e inclusão estão em constante evolução nas organizações e estão ganhando cada vez mais apoio das lideranças, que agora compreendem o papel crucial desses conceitos na manutenção da sustentabilidade dos negócios. 

Roberta Kisi, gerente de projetos, e uma das mentoras do seminário, comenta sobre a valorização das mulheres negras no mercado de trabalho. “Olhar o afroempreendedorismo com o viés de uma potência de mercado que precisa, de forma intencional, ser valorizada, é uma conquista. E a “Jornada pelo Afroempreendedorismo Feminino”, traz visibilidade a valorização da população negra e, em especial a mulher. Nós temos empresárias  no mercado que estão desarticuladas, por isso é tão importante trazer essa conexão com mulheres negras que hoje já alcançaram o seu lugar de destaque”, conclui.

Para Gabriela Silva, Gerente de Operações e Negócios do Afrobusiness, as mulheres estão cansadas e precisam ter as suas lutas humanizadas para que as pessoas entendam que elas precisam de apoio, de incentivo e principalmente de ajuda. “Ninguém no mundo é capaz de fazer tudo sozinho, e para as mulheres negras, não é diferente”.

 

Empreendedorismo feminino

O LIDE vem capacitando e conectando empresas e empresárias de todo o Paraná. Atualmente, são mais de 150 mulheres gerando negócios, inspirando histórias e, acima de tudo, levando as mesmas oportunidades a homens e mulheres. 

Em estímulo a esse processo, o LIDE Paraná deu um passo na igualdade de gêneros e integrou o LIDE Mulher ao LIDE empreendedor. Esta união já estava acontecendo de maneira orgânica e eficaz, com passos galgados pelas empresárias que viram no LIDE uma oportunidade de crescimento, relação e troca,  afinal empreender é coletivo.

 

O seminário foi dividido em duas etapas:

A manhã foi para mentorias exclusivas com as empreendedoras que abordam diversos temas sobre empreendedorismo: Educação Financeira e Fluxo de Caixa com Rosangela Godoi; Presença Digital e Redes Sociais com Kauane Cristina;Liderança Feminina com Teresa Alves; Gestão de Leads e Performance com Karen Jardzwski; Empreendedorismo Feminino com Guerda Tiziane; Imagem e marca pessoal com Rosana Gabriela Andrade; Business Plan com Roberta Kisy; Cultura Organizacional com Thaís Akiyama e Autoconhecimento com Jaciara Mello.

No início da tarde, as empreendedoras participaram de uma palestra motivacional, com Paula Batista, e os membros do LIDE Paraná receberão um “letramento” de gestão empresarial em questões de inclusão, diversidade e ESG, com Silvia Elmor, CEO da ESG Future e Gabriela Silva, Gerente de Operações e Negócios do Afrobusiness.

 

LIDE Paraná 

Integrante do Sistema LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, o LIDE Paraná atua na construção de uma agenda positiva voltada ao fortalecimento da economia daquele que é considerado o segundo estado mais competitivo do Brasil, segundo a The Economist Intelligence Unit.

Ciente do potencial de crescimento das empresas da região, o LIDE Paraná se posiciona como um hub de negócios para a promoção de oportunidades de investimento, desenvolvimento econômico e social e construção de conexões únicas, estimulando as interações e o networking empresarial. Volta-se, ainda, à discussão de temas econômicos e políticos de interesse nacional.

A regional paranaense do LIDE também conta com a Casa LIDE, localizada no bairro Batel, em Curitiba (PR), que funciona como um business club exclusivo para os filiados do estado. Trata- se de um projeto pioneiro que consolidou a primeira Casa LIDE do sistema.