Tecnologia, capacitação e processos claros são o tripé adotado pela Budel Transportes, que opera em todo o território nacional e no Mercosul na movimentação de químicos, petroquímicos e combustíveis

 

Com mais de quatro décadas de atuação e quase 1500 colaboradores, a Budel Transportes opera em todo o território nacional e no Mercosul na movimentação de cargas rodoviárias perigosas, como químicos, petroquímicos e combustíveis. “Quando falamos de segurança, é a do nosso colaborador, do equipamento e da carga”, afirma o CEO da Budel Transportes, Marcus Vinicius Budel.

Este é um desafi o ainda maior em um país como o Brasil, no qual a condição das estradas está longe de ser eficiente. Somente 32,5% da malha rodoviária brasileira foi considerada como ótima ou boa, enquanto o restante é avaliado como regular, ruim ou péssima, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Há um tripé primordial que garante o sucesso na segurança: tecnologia, capacitação e processos. No primeiro caso, a empresa investiu em câmeras e sensores internos capazes de identifi car a fadiga do motorista a partir de inteligência artifi cial. “Se o motorista estiver cansado, a câmera envia uma notifi cação para a Central de Monitoramento, que alerta para que não continue a viagem naquele momento”, diz.

Marcus Vinicius Budel, CEO da Budel Transportes, lidera a empresa com foco em segurança, tecnologia e capacitação, transportando cargas perigosas com excelência no Brasil e Mercosul. A empresa destaca-se pelo compromisso com ESG e inovação no setor de transporte rodoviário.

Os veículos também contam com câmeras externas vigiando o entorno do caminhão para dificultar ações criminosas. Estima-se que, em 2023, tenham ocorrido ao menos 17 mil roubos de carga no país, um aumento de 4,8% em relação a 2022, segundo relatório do Centro de Inteligência da Overhaul. “Nosso foco está em inibir as tentativas”, afirma Budel.

CAPACITAÇÃO E PROCESSOS
Antes de se tornar um motorista profi ssional responsável pelo transporte de uma carga, os contratados pela Budel realizam cursos sobre transporte de produtos perigosos e passam por capacitação teórica e prática, que dura cerca de um mês, incluindo a legislação de transporte de produtos perigosos.

“Por mais que possam ter experiência em outras empresas, nós precisamos fazer este alinhamento para garantir a segurança”, analisa o CEO.

Na sequência, a empresa realiza diversas iniciativas e ações com foco em segurança no transporte de mercadorias perigosas. Entre eles, encontram-se o Programa de Cultura de Segurança na integração dos motoristas; treinamentos constantes de direção defensiva; Programa Qualidade de Vida, compalestras sobre fadigas e cuidados com a saúde; e “Barriga de Aço”, que mostra exercícios que podem ser executados pelos motoristas utilizando o próprio caminhão para manter o seu bem-estar.
Todos esses cuidados refletem na disponibilidade de documentos e de certidões para que a Budel Transporte atue em todo o território nacional e Mercosul: cada estado e país, respectivamente, tem exigências distintas documentais. Nesse contexto, a empresa também conta com um Selo de Mobilidade Segura, que garante processos voltados a reduzir ou a eliminar as ocorrências de sinistros no trânsito. Todo este cuidado reflete nas questões sociais, de governança e ambientais (ESG).

“Na área de governança corporativa, percebemos que estamos bem à frente do mercado e contamos com o apoio da Fundação Dom Cabral para seguir evoluindo”, diz Budel. “Em relação aos veículos, estamos buscando reduzir a emissão de gás carbônico, investindo em veículos 100% biodiesel, além de um controle de rota para não desperdiçarmos recursos”, acrescenta.

Além disso, a empresa vem apostando fortemente no potencial das mulheres para dirigir seus caminhões. Hoje são mil motoristas homens e 61 motoristas mulheres, número ainda pequeno, mas que tem grande potencial de crescimento, de acordo com o CEO.

 

CLIQUE AQUI e acesse a revista completa!