Com tecnologia 100% brasileira, a empresa impulsiona a sustentabilidade e se torna uma aliada estratégica para empresas de todos os portes e setores que buscam fortalecer suas práticas ESG
Por Elusa Costa
O Brasil enfrenta um desafio crítico na gestão de resíduos orgânicos. Apesar da imensa quantidade gerada anualmente, estimada em 800 milhões de toneladas, apenas 2% desse material recebe a destinação correta, segundo dados do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e da Embrapa.
Essa realidade evidencia um desperdício colossal de recursos que poderiam ser reaproveitados e transformados em benefícios para a sociedade e o meio ambiente. Além disso, a destinação inadequada desses resíduos, majoritariamente em aterros sanitários, agrava problemas ambientais urgentes, como a emissão de gases de efeito estufa, que contribuem significativamente para as mudanças climáticas.
Diante desse cenário desafiador e urgente, a RecicleX surge como uma solução inovadora. Parte do Grupo RecicleX, a empresa nasceu com o propósito de revolucionar a compostagem no Brasil, tornando-a mais rápida e eficiente. Com tecnologia nacional e patenteada, a máquina de compostagem da companhia realiza todo o processo em apenas 24 horas, contrastando com os 90 a 120 dias dos métodos tradicionais.
“Essa tecnologia é uma solução 100% natural, segura, e sem adição de enzimas. Embora existam máquinas que façam o processo de compostagem em até um dia fora do Brasil, nós desenvolvemos um produto totalmente adaptado ao país, levando em consideração características do solo, clima, entre outros.”, conta Fernanda Andrade, diretora do Grupo
RecicleX.
ESG NA PRÁTICA: RECICLEX IMPULSIONA A SUSTENTABILIDADE EM TODA A CADEIA
A RecicleX vai além do gerenciamento de resíduos, oferecendo uma gama completa de serviços ESG para seus clientes, incluindo auditorias ambientais, cursos, treinamentos e gerenciamento da qualidade do ar. A empresa também se destaca por sua participação ativa em debates sobre sustentabilidade, como na terceira edição do Fórum LIDE Paraná ESG.
O composto orgânico produzido, resultado de um processo rápido e livre de químicos, traz grande impacto socioambiental positivo. Ele é destinado a projetos por todo o Brasil, como o reflorestamento urbano realizado em Belém do Pará. Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do município, a RecicleX estabeleceu um sistema de troca inovador: o composto orgânico (condicionador de solo classe C) é fornecido em troca de serragem gratuita, impulsionando ainda mais a sustentabilidade local.
Na capital paraense, os shoppings Boulevard Belém e o Pátio Belém encontraram na RecicleX a solução para seus resíduos orgânicos. Os restos alimentares provenientes das praças de alimentação e restaurantes, que antes teriam como destino os aterros sanitários, são processados nas composteiras e em apenas 24 horas os restos são transformados em composto orgânico. O adubo gerado é então utilizado pela prefeitura para o reflorestamento da cidade, promovendo um exemplo concreto de economia circular e sustentabilidade.
Em uma dessas ações de reflorestamento, o composto orgânico doado pelo Shopping Boulevard Belém à SEMMA foi utilizado para gerar mudas de árvores nativas, que foram distribuídas gratuitamente no próprio shopping. Os visitantes não apenas ganharam uma muda para plantar, mas também tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da economia circular do alimento, uma iniciativa que uniu educação ambiental e sustentabilidade, mostrando na prática como é possível construir um futuro mais verde e consciente.
Esse projeto tem relação direta com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), que será realizada no próximo ano, dando exemplo de sustentabilidade na prática através da parceria entre o setor público e privado pode gerar impacto positivo na luta contra as mudanças climáticas e na promoção da sustentabilidade. Outro case notável do uso inteligente de resíduos é o Shopping Cidade Jardim, em São Paulo, pertencente ao Grupo JHFS.
Reconhecido por seu paisagismo exuberante e requintado, o shopping utiliza 100% dos resíduos orgânicos gerados para manter e aprimorar suas áreas verdes, contribuindo para a redução do impacto ambiental e criando um ambiente ainda mais agradável e ecologicamente responsável.
Ainda em São Paulo, com a introdução da equipe de facilities RecicleX e a integração entre compostagem e práticas avançadas de segregação de resíduos, outros dois shoppings clientes RecicleX melhoraram significativamente seus indicadores. Um deles saltando seu índice de reciclagem de 13,9% para impressionantes 65,7%, já o Shopping Rio Claro, do Grupo AD Malls, conquistou o troféu de ouro da ABRASCE, na categoria Newton Rique de Sustentabilidade – ESG.Na área hoteleira, o Novotel Itu, da rede ALL (Accor), foi o primeiro resort do Brasil com o certificado Green Key, através de ações sustentáveis como a compostagem RecicleX. Já em Silves (350km de Manaus) uma empresa de construção civil que utiliza a composteira Reciclex, que recicla os orgânicos dos refeitórios dos canteiros de obras, para produtores de café do interior da Amazônia, e produtores de agricultura familiar.
“Com estas ações público-privada impactamos a emissão de carbono ao realizar a compostagem in loco, eliminando a necessidade de transporte de resíduos orgânicos e, assim, evitando a emissão de CO2 de caminhões. Além disso, o plantio de mil mudas pode sequestrar 15,6 toneladas de CO2 por ano, e a compostagem em si emite cerca de dez vezes menos gases do que o envio do material para aterros.”, explica Andrade.
Presente em todo o país, a RecicleX se destaca como a única empresa da categoria a ostentar o prestigiado Selo de Tecnologia Sustentável do Instituto Internacional Chico Mendes. Sua atuação vai além da compostagem inovadora, abrangendo toda a cadeia ESG, com destaque para a governança transparente e relatórios detalhados que facilitam a auditoria. A empresa se coloca como uma parceira estratégica para empresas de todos os portes e setores, impulsionando a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental.
PRINCIPAIS SERVIÇOS:
- AUDITORIAS AMBIENTAIS
- TREINAMENTOS AMBIENTAIS
- GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, LÍQUIDOS E GASOSOS
- FACILITIES AMBIENTAIS
- COMPOSTAGEM TECNOLÓGICA ACELERADA
- ANÁLISES AMBIENTAIS COM CERTIFICAÇÃO ISO:17025
- PROJETO LIXO ZERO
CLIQUE AQUI e acesse a revista completa!