Evento foi realizado para trazer aprendizado, networking e discussão enriquecedora sobre como navegar em um cenário complexo e em constante mutação

“A gente não pode mais querer atuar em caixas ou silos, nem dentro das organizações, nem fora”. Foi assim que Débora Dosso, especialista em comunicação e inovação na MJV, iniciou o workshop que aconteceu no último dia 17 de agosto, na Casa Lide Paraná. Com o tema “Design X Negócio – Como ter decisões de alto impacto?”, Dosso mostrou formas inteligentes de enfrentar os desafios da contemporaneidade. 

Para ilustrar o cenário atual, Dosso citou o conceito de Mundo Líquido, uma referência ao livro homônimo de Zygmunt Bauman, que argumenta que a sociedade contemporânea é caracterizada pela fluidez e pela falta de estruturas sólidas e duradouras. Nesse contexto, a inovação empresarial pode ser vista como uma forma de se adaptar e prosperar no mundo de mudanças constantes, encontrando novas oportunidades e soluções inovadoras para os desafios que emergem de forma contínua.

“Não é novidade para ninguém o quanto o mundo está acelerado. Esse conceito enfatiza a flexibilidade que precisamos cultivar. O mercado se assemelha a uma montanha-russa. A flexibilidade é a chave para a continuidade das operações”, explica Débora. 

Um dos maiores desafios na atualidade é a inovação, que antes de tudo, precisa ser compreendida em seu real conceito, que vai além de uma boa ideia, ou criação de um gênio solitário ou simplesmente uma super ideia. “A ideia é importante, de fato, mas uma boa ideia não é tudo. Trabalhamos com o conceito de desenvolver e experimentar ideias para conseguir executar. E é muito importante ter o perfil colaborativo, muitas cabeças pensam melhor e é imprescindível envolver todos os setores de uma empresa”, enfatiza a palestrante. 

Ao longo do evento, também foi introduzido o conceito de “Design Thinking”, que emerge como um processo criativo, começando pela empatia pelo usuário, seguindo pela definição do problema, geração de ideias, prototipagem e testes.

Um dos aspectos mais interessantes do Design Thinking é a capacidade de “zoom out” e “zoom in”. Isso significa que, em determinados momentos, é preciso olhar para o todo (zoom out) e entender o contexto em que o problema está inserido. Em outros momentos, é preciso focar em detalhes específicos (zoom in) e explorar soluções mais detalhadas.

Finalmente, foram apresentados cases práticos para ilustrar como essas ideias e conceitos podem ser implementados em empresas, independentemente de seu porte. O evento ressaltou a importância de compreender a dinâmica do mundo líquido atual e de adotar estratégias como o Design Thinking para prosperar nesse ambiente desafiador.