Prêmio Lideres 2023
Veja também
Veja também no Instagram
COMO FUNCIONA O PRÊMIO LIDERES?
Podem ser indicadas e participar da votação empresas filiadas ou não ao LIDE Paraná.
FASE 1
INDICAÇÕES
Podem ser indicadas empresas com faturamento acima de R$50 milhões em cada uma das categorias. Cada convidado pode indicar até 3 nomes em cada categoria
Período de indicação:
De 3 a 8 de outubro
FASE 2
VOTAÇÃO POPULAR
As 10 empresas que tiveram mais indicações na primeira fase entram na fase de votação popular. O LIDE Paraná informa as empresas concorrentes para que possam se mobilizar e angariar votos.
Período de votação popular:
De 9 a 29 de outubro
FASE 3
OS FINALISTAS
As três empresas com maior número de votos na fase de votação popular serão validadas pelo Comitê de Gestão.
Data da apuração:
31 de outubro
Data do anúncio dos finalistas:
6 de novembro
FASE 4
A PREMIAÇÃO
O ganhador será conhecido na Festa do Prêmio Líderes que acontece na segunda quinzena de novembro em Curitiba.
A empresa que teve mais votos na fase de votação popular será reconhecida como Líder do Brasil na premiação nacional do LIDE, em São Paulo.
O PRÊMIO
- A premiação reconhece e destaca empresas e empresários que contribuem para o desenvolvimento do Paraná.
- Quesitos como crescimento, inovação, responsabilidade social e ações empreendedoras são considerados para a indicação dos nomes que disputam o Prêmio LIDERES do Paraná.
- Todas as empresas que se enquadrem dentro das categorias propostas podem participar, sendo ou não filiadas ao LIDE Paraná.
- O LIDE Paraná não cobra adesão nem nenhum tipo de contribuição financeira pelas indicações ou adesão ao Prêmio Líderes.
CATEGORIAS
A premiação será composta de 14 categorias, sendo elas:
- Melhor Empresa – Segmento Varejo
- Melhor Empresa – Segmento Indústria
- Melhor Empresa – Segmento Agronegócio
- Melhor Empresa – Segmento Franchising
- Melhor Empresa – Segmento Serviços
- Melhor Empresa – Segmento Real Estate
- Melhor Empresa – Destaque em Inovação
- Melhores práticas ESG – Governança
- Melhores práticas ESG – Responsabilidade Social
- Melhores práticas ESG – Responsabilidade Ambiental
- Empreendedor(a) Jovem
- Empresário do Ano
- Empresária do Ano
- Categoria especial Lidera Paraná
- Categoria Hors-Concours
- Melhor Empresa do Ano é a empresa que teve o maior número de indicações na primeira fase e acumulou mais votos em todas as categorias na votação popular. A mesma receberá a premiação Nacional no Prêmio Líderes do Brasil no dia 04 de dezembro de 2023 em São Paulo.
1ª ETAPA Indicações
- Presidentes de entidades empresariais, membros do Comitê de Gestão LIDE Paraná, Comitê do LIDE ESG Paraná, Patrocinadores e Mantenedores, além de parceiros regionais, indicam livremente três empresas/destaques por categorias entre os dias 3 a 9 de outubro de 2023. Neste ano os membros do LIDE também podem indicar, valendo somente os votos dos titulares dos formulários de filiação.
1.1 As indicações acontecem via formulário online e todos os participantes nesta categoria são convocados a participar, podendo ou não aderir.
1.2 Os votos do Comitê de Gestão terão peso duplo na fase de indicações.
1.3 A partir de 2023, o Prêmio Líderes do Paraná terá a categoria Oconcur, onde as empresas que se destacaram nos anos anteriores passam a concorrer, e portanto deixam automaticamente de participar da fase de indicações. Empresas que ganharam dois ou mais prêmios nas premiações anteriores se classificam nesta categoria. Neste ano concorrem na categoria Onconcur: O Boticário, Copel, Madera Madera, Pequeno Príncipe e IPO. Essas empresas já estão sinalizadas na etapa de indicações para que outras empresas tenham a oportunidade de serem indicadas.
1.4 Os vencedores na categoria empresário do ano, empresária do ano, jovem empresário do ano e homenageados nas edições anteriores não concorrem na edição vigente da premiação.
1.5 Passam para a etapa de votação popular as 10 empresas que tiveram o maior número de votos na fase de indicações. Em caso de empate, o critério de desempate levará em conta enquadramento dentro da categoria, relevância no setor, número de empregos gerados e faturamento e será feito pelo Comitê de Organização da premiação.
- Das empresas indicadas em cada categoria são critérios essenciais para a participação:
2.1 Empresa sediada ou com matriz em operação no Estado do Paraná.
2.2 Na categoria Franchising, podem concorrer somente empresas com matriz paranaense, grupos nacionais e internacionais com operações no Paraná não poderão participar.
2.3 As empresas indicadas devem ter faturamento igual ou superior a R$50 milhões ano, com exceção das categorias jovem empresário, empresária do ano, empresário do ano, melhores práticas de governança, melhores práticas de responsabilidade social, melhores práticas de responsabilidade ambiental. Uma iniciativa para prestigiar pequenos e médios negócios de destaque no Estado.
2.4 Em caso de indicações de pessoas da mesma empresa nas categorias Empreendedor Jovem, Empresário do Ano e Empresária do Ano, vale a regra do mais velho por idade a ser indicado.
2ª ETAPA Votação do Popular
- As empresas, empresários ou personalidades que receberem mais indicações por categoria na primeira etapa formam a lista disponível para votação popular que será amplamente divulgada em meios de comunicação e meios digitais para promover uma escolha democrática. A lista por categoria será de 10 nomes, podendo cada votante escolher 3 empresas por categoria.
1.1 Nesta fase a votação será online com direito a 1 voto por CPF
1.2 Esta fase acontece até a meia noite do dia 29 de outubro de 2023
1.3 Todas as empresas participantes da etapa de votação popular serão comunicadas pelo LIDE Paraná e poderão comunicar suas redes angariando votos do público, em até 3 dias após o início desta fase. Caso a empresa quando informada que está participando da premiação opte por não participar, deverá formalizar o LIDE Paraná por escrito, e assim seu nome será retirado de todos os materiais de comunicação.
Neste ano, a votação popular obteve 14.795 votos e foi a maior da série histórica da premiação. Todo o processo do Prêmio Líderes é auditado pela Grant Thornton.
3ª ETAPA FINALISTAS
- Os três nomes mais votados por categoria são submetidos à avaliação da auditoria responsável pela premiação e pelo Comitê de Gestão do LIDE Paraná que se reunirá no dia 31 de outubro para a validação dos indicados. A validação do ganhador será feita pelo Comitê será levado em conta os seguintes aspectos para a classificação do resultado:
Votação popular: 50 pontos
Ser filiado ao LIDE Paraná: 10 pontos
Reputação / Prática de Governança / Pujança no setor / Responsabilidade Social / Responsabilidade Ambiental / Trajetória Empreendedora: 40 pontos (avaliação individual de cada membro do Comitê)
- Este processo será feito individualmente, em envelopes que serão entregues à auditoria e à comissão organizadora do Prêmio por cada membro do comitê.
Confira os finalistas em cada categoria.
Agronegócio: Castrolanda, Coamo e Frimesa.
Indústria: Electrolux, Renault e Volvo.
Inovação: Muffato, Renault e Positivo Tecnologia.
Franchising: The Coffee, Mais 1 Café e Apolar Imóveis.
Real Estate: A.Yoshii, Construtora Baggio e Plaenge.
Serviços: Hospital Marcelino Champagnat, Unimed Curitiba e PUCPR.
Varejo: Condor, Festval e Muffato.
Jovem Empresário/a do ano: Camila Casagrande (Incanto), Carlos Fertonani (The Coffee) e Vinicius Delatorre (+1 café).
Empresária do Ano: Ana Amélia Filizola (Gazeta do Povo), Gisele Mantovani Pinheiro (Colégio Amplação), Tatiana Schuchovsky (Ademicon).
Empresário do Ano: Carlos Beal (Festval), Ederson Muffato (Muffato) e Junior Durski (Madero).
ESG – Responsabilidade Ambiental: Itaipu, Klabin e Sanepar.
ESG -Responsabilidade Social: Electrolux, Klabin e Volvo.
ESG – Governança: Electrolux, Renault e Itaipu.
LIDERA Paraná: Centrallimp, Febracis e THX Group.
Hors-Concours: Copel, Grupo Boticário, Grupo IPO, Pequeno Príncipe e Madeira Madeira.
4ª ETAPA: Premiação
- A 3ª edição do Prêmio Líderes Paraná vai reconhecer empresas, empresários e personalidades que se destacaram em 2023 em uma noite especial na segunda quinzena do mês de novembro, em Curitiba, Paraná. O local da festa está em definição e será informado nas redes sociais do LIDE Paraná.
1.1 Os três finalistas serão convidados à festa de premiação, onde terão direito a dois ingressos para participação da festa, caso a empresa seja finalista em mais de uma categoria, terá direito a uma dupla de ingressos.
1.2 O ganhador, validado pelo Comitê de Gestão e pela auditoria responsável, só receberá o prêmio na noite de premiação se o representante número 1 da empresa estiver presente na festa (CEO, presidente ou Fundador) em caso de não comparecimento ou envio de representante, a premiação será dada ao segundo colocado na categoria presente na festa.
1.3 As empresas finalistas, permitem o uso de sua marca e citação nos materiais de comunicação do LIDE Paraná como menção de finalistas e / ou ganhadores. Assim como essas empresas também podem usar a chancela do Prêmio Líderes em suas comunicações.
1.4 A participação de mais pessoas das empresas finalistas ou indicadas na festa de premiação se dá por adesão ao ingresso de participação, sendo que filiados à entidade tem um valor diferenciado na adesão ao ingresso.
1.5 Parte da renda da Festa de Premiação tem como destino apoio à uma ação social.
Confira os vencedores de cada categoria:
Categoria Varejo: Festval Supermercados
Categoria Serviços: Unimed Curitiba
Categoria Agronegócio: Castrolanda
Categoria Franchising: Mais 1 Café
Categoria Inovação: Positivo Tecnologia
Categoria Real Estate: Construtora Baggio
Categoria Indústria: Electrolux
Categoria ESG Responsabilidade Social: Klabin
Categoria ESG Governança: Renault do Brasil
Categoria ESG Responsabilidade Ambiental: Sanepar
Categoria Jovem Empresário: Camila Casagrande (Instituto Incanto)
Categoria Empresário do Ano: Carlos Beal (Festval)
Categoria Empresária do Ano: Ana Amélia Filizola (Gazeta do Povo)
Categoria Lidera Paraná: Laurence Tataren – THX Group – Vera Lúcia – Centrallimp -Daniela Kirsten – Febracis e
Guilherme Vieira – Gazeta do Povo
Categoria Hors-Concours: Hospital Pequeno Príncipe
Categoria Melhor Empresa do Ano: Electrolux
Homenageados: Salomão Soifer, Desembargadora Joeci Camargo, Prefeitura de Curitiba.
5ª Auditoria
Todo o processo de indicação e votação será auditado pela Grant Thornton, a participação nos votos é validada por CPFs válidos e data de nascimento, que são validados pelo Sistema da Receita Federal.